A kombucha é um chá fermentado e é conhecida por trazer inúmero benefícios para a saúde, nomeadamente a intestinal.

Citada pelo Independent, a nutricionista Claire Johnson explica que "a kombucha já existe há mais de 2000 anos, mas não há uma história muito clara. Há alguns relatos que mencionam a sua origem na China, na Coreia, na Rússia e na Alemanha, onde era consumido como um remédio popular".

Atualmente, existem inúmeras bebidas saudáveis que têm como objetivo cuidar do intestino. Segundo Johnson, "qualquer marca de chá fermentado é garantidamente melhor para a sua pele, a sua saúde digestiva e o seu sistema imunitário do que um refrigerante açucarado ou uma chávena de chá com dois açúcares".

Leia Também: Os chás que deve evitar sempre que está com gases (e inchado)

"Beber kombucha ao invés das bebidas açucaradas como sumo, e à noite ao invés do vinho, transformou totalmente a saúde do meu intestino ao longo dos anos", assume a nutricionista.

A verdade é que este chá ajudou a nutricionista a deixar de consumir bebidas que "prejudicassem o intestino", tais como as que têm um alto teor de açúcar ou de álcool.

A nutricionista alerta ainda: "Deve começar a consumir pequenas quantidades de kombucha - como meia chávena. Aumentar gradualmente a quantidade pode ajudar a prevenir qualquer desconforto digestivo. Lembre-se: kombucha também contém açúcar".

Johnson observa que, como qualquer outro alimento, bebida ou suplemento fermentado, kombucha não é uma cura. Tem um alto teor de probióticos, mas deve ser consumido em moderação.

Leia Também: Síndrome do intestino irritável. Cuidado com este tipo de alimentos