"As mulheres que apresentam mais sintomas durante a menopausa têm maior probabilidade de desenvolver, posteriormente, uma pior função cognitiva e comportamentos associados à demência", concluíram alguns investigadores canadianos, citados pela PLOS One.

De acordo com os mesmo, as mulheres têm um risco três vezes maior de desenvolver a doença de Alzheimer e demências relacionadas em comparação aos homens. "Um dos fatores pode ser a perda de estradiol (forma primária de estrogénio) durante a menopausa".

Leia Também: Menopausa. Três alimentos que ajudam a reduzir o colesterol

Para investigar mais a fundo, os investigadores concentraram-se em 896 mulheres na pós-menopausa. "Essas forneceram informações sobre os seus sintomas, incluindo períodos irregulares, ondas de calor, calafrios, secura vaginal, ganho de peso, metabolismo lento, suores noturnos, problemas de sono, sintomas de humor, desatenção ou esquecimento e outros sintomas", pode ler-se na revista.

As mulheres que apresentaram mais sintomas na menopausa relataram "pior função cognitiva e aumento de sintomas neuropsiquiátricos à medida que envelheciam, o que pode indicar um risco maior de demência".

"Estas descobertas sugerem que a carga de sintomas da menopausa pode prever a suscetibilidade à demência", concluíram.

Leia também: Menopausa. Cinco formas de conseguir controlar os afrontamentos