
A Índia pode não ser o primeiro país que vem à cabeça quando se fala em motos desportivas de alta tecnologia, mas a nova TVS Apache RR 310 para 2025 está preparada para mudar essa perceção. Com um novo visual mais agressivo e um conjunto técnico refinado, esta pequena desportiva de 312 cc surge renovada e promete agitar o segmento de entrada — e não apenas no mercado indiano.
Apresentada oficialmente pela TVS Motor Company, a nova RR 310 aposta numa combinação de sofisticação e desempenho, oferecendo características técnicas mais comuns em motos de gama superior. É uma jogada ambiciosa, sobretudo numa altura em que marcas como a BMW retiram discretamente os seus modelos G 310 do mercado indiano. A TVS, por seu lado, continua a apostar forte na sua gama 310.
O motor mantém-se: um monocilíndrico de 312,2 cc, arrefecido por líquido e montado em posição inclinada ao contrário, debitando 38 cv às 9.700 rpm e 29 Nm de binário às 7.600 rpm. Com um peso em ordem de marcha de apenas 174 kg, a RR 310 promete uma condução ágil e divertida, tanto em estrada como em pista.

Mas o verdadeiro trunfo está no nível de equipamento, raramente visto neste segmento. A versão de 2025 conta agora com controlo de tração em curva (RT-DSC), um sistema invulgar nesta cilindrada. A isto juntam-se o controlo de arranque, um computador de bordo de segunda geração com suporte multilingue, novas jantes de liga leve com oito raios e indicadores de mudança de direção LED sequenciais.
A ergonomia e a configuração da moto podem ainda ser personalizadas através do programa Built-To-Order (BTO), que permite escolher entre kits como o Dynamic Kit (suspensão ajustável) e o Dynamic Pro Kit (ergonomia mais desportiva). Para os fãs do visual competitivo, existe também a nova decoração Race Replica, inspirada na moto da equipa TVS no campeonato asiático ARRC.
Com todos estes argumentos, a Apache RR 310 posiciona-se como uma das mais completas e tecnológicas desportivas abaixo dos 400 cc — e tudo isto por um valor bastante competitivo. A grande questão agora é saber se a TVS irá finalmente lançar esta moto fora da Ásia, sob a sua própria marca.
Apesar de nunca ter sido comercializada oficialmente fora do continente asiático, a parceria com a BMW permitiu que esta plataforma chegasse a outros mercados sob identidade diferente. No entanto, se a TVS decidir avançar com uma aposta internacional, a RR 310 tem potencial para conquistar entusiastas de motos desportivas leves em todo o mundo.
Num segmento muitas vezes preso ao passado, a RR 310 destaca-se por provar que desempenho e tecnologia não têm de implicar preços elevados. E, ao que tudo indica, esta pequena mas arrojada moto indiana ainda tem muito para dar.
Source images: TVSMotor Company