
A TVS Motor teve um forte ano financeiro de 2024, com um crescimento global das vendas em 14 por cento. E os veículos elétricos seguiram a tendência.
O construtor indiano anunciou que vendeu 26.935 veículos elétricos em março de 2025, numa subida de 77 por cento face aos 15.250 do mesmo mês do ano passado.
A entrada da TVS no setor da mobilidade elétrica em duas rodas deu-se em 2020 com a iQube, enquanto a X foi originalmente lançada em agosto de 2023, tendo começado a ser vendida meses depois.
Os motociclos elétricos da TVS
Atualmente, a gama da TVS tem dois motociclos elétricos: a TVS X e a TVS iQube, duas scooters com características próprias e diferentes entre si.
Num segmento premium, a TVS X é construída na plataforma Xleton, tendo 140 km de autonomia, 11,7 kW de potência e 105 km/h de velocidade máxima.
A bateria é de 4,44 kWh, havendo carregamento rápido. Os travões são de disco à frente e tambor atrás, com ABS, e a bordo há um painel de instrumentos TFT de 10,2 polegadas com conectividade com smartphone através do TVS SmartXonnet.
Quanto à TVS iQube, é uma scooter com três variantes (iQube, iQube S e iQube ST). A bateria é de 2,2 kWh e proporciona 75 km de autonomia, mas há uma versão da iQube base que partilha a bateria de 3,4 kWh com as variantes S e ST – sendo que a autonomia cresce para 100 km.
A velocidade pode atingir os 82 km/h e, a bordo, há um painel de instrumentos de 5 polegadas, que na S e na ST é de sete polegadas. A ST proporciona um ecrã tátil, com assistência de estacionamento Q-Park. Para os travões, encontra-se um disco à frente e um sistema de tambor atrás.