A Honda anunciou os resultados do primeiro semestre do seu ano fiscal (abril até setembro), com um crescimento das vendas globais.

O construtor japonês registou crescimentos na América do Norte, Ásia e Europa, contrariando a tendência de descida de outros grandes fabricantes. Foram vendidas dez milhões de unidades, o que representa um crescimento de 12 por cento face ao mesmo período de 2023.

O aumento foi particularmente expressivo na Ásia, embora no mercado interno japonês tenha existido uma ligeira quebra: ‘Nas operações do negócio das motos, devido a um aumento sobretudo na Ásia, as vendas totalizaram 10.382.000 unidades’, pode ler-se no relatório apresentado.

O lucro operacional da empresa como um todo, englobando os diferentes ramos, cresceu em 6,6 por cento – com um maior volume de vendas a levar a maiores receitas. No entanto, também subiram as despesas com o pessoal e pesquisa e desenvolvimento, e há um lucro antes de impostos menor. O segmento dos motociclos registou também um lucro maior por comparação com igual período de 2023, assim como uma maior margem operacional e um incremento de receitas.

As perspetivas da Honda passam por totalizar mais de 20 milhões de vendas no final deste ano fiscal em março de 2025, o que representaria um crescimento de 400 mil unidades.