O Autódromo Internacional do Algarve afirma-se na sustentabilidade, e com isso acrescenta a Yamaha Neo’s à sua frota de motos de serviço. É um modelo totalmente elétrico, que se irá estrear no fim de março. O circuito dos arredores de Portimão acolhe eventos como o GP de Portugal de MotoGP ou o Mundial de Superbike.

As motos japonesas servirão, por exemplo, para moto-taxi – transportando os pilotos para o paddock depois de um incidente ou avaria. Em termos de especificações, a Neo’s tem um motor capaz de debitar 2,5 kW de potência e 136 Nm de binário, com bateria de iões de lítio que tem 19,2 Ah de capacidade.
De série, está instalado um conjunto de baterias, mas pode ser incluído um adicional (como é o caso das unidades do Autódromo do Algarve). A autonomia varia entre 37 km e 68 km, dependendo do número de baterias, local de utilização, estilo de condução e degradação da bateria. O carregamento dos 0 aos 100 por cento demora cerca de oito horas, e o circuito irá usar energia obtida através dos painéis solares para o fazer.

No que toca à ciclística, há um quadro tubular e suspensões constituídas por forquilha telescópica dianteira e amortecedor num braço oscilante traseiro. O travão da frente é hidráulico com um disco, ao passo que atrás é um travão de tambor. Ambas as jantes medem 13 polegadas.

Miguel Praia, administrador da Parkalgar, afirmou: ‘Essa [moto-taxi] será a face mais visível mas todos os nossos serviços irão utilizar as agora chegadas Neo’s. Foi fácil encontrar a melhor solução junto do nosso parceiro que é a Yamaha e desta forma damos mais um passo rumo à neutralidade carbónica em toda a nossa operação. As Neo’s vão ajudar e muito pois desta forma deixamos de ter motos com motor de combustão a operar no nosso circuito’.