
É uma das grandes questões ainda por responder: qual o segredo para a felicidade? Conseguimos atingi-la através de fatores internos, de influências do exterior ou de outras circunstâncias?
Um novo estudo, publicado na Nature Human Behaviour, concluiu que a resposta não é assim tão simples e que a felicidade pode surgir de todas essas variantes, ou até de nenhuma.
De acordo com os cientistas envolvidos na investigação, a felicidade pode vir da satisfação de vários aspetos da nossa vida, como saúde, emprego e relações, ou de fatores mais internos, como estados mentais atingidos com a ajuda de terapia ou meditação, explicando "porque há pessoas que passaram por eventos traumáticos e, mesmo assim, parecem felizes", refere a psicóloga Emorie Beck, citada pelo EurekAlert!.
O terceiro modelo para explicar a felicidade combina todos estes fatores.
Após analisar um grupo de 40.000 pessoas de diferentes nacionalidades, Beck e os co-autores do estudo científico, determinaram que não existia um padrão.
"Algumas atribuíam a sua felicidade a fatores externos, outras a internos, outras a ambos, enquanto para algumas era pouco claro", concluiu a autora.
Leia Também: Casais que bebem juntos vivem mais tempo? Especialistas respondem