Com 775 degraus, a Escadaria Cuca Macuca liga a cidade de Valongo ao topo da serra de Santa Justa, estando integrada no Parque das Serras do Porto. Prolonga-se por 1,5 km de extensão e conta com um miradouro com vista para a cidade.

A infraestrutura tem acesso livre e gratuito e, segundo a autarquia, prioriza o bem-estar dos cidadãos, ao promover a atividade física e o combate à solidão e ao isolamento social. É parte do projeto Valongo in Outdoor, que inclui o Circuito da Contemplação com tronos e baloiços romanos e uma rede de equipamentos desportivos em contacto com a Natureza - Centro de BTT, Centro de Trail Running, Centro de Percursos Equestres e Centro de Escalada.

Equipamento de lazer, facilita a circulação pedonal, mediante passadiços e escadarias em estruturas de madeira elevadas e apoiadas no solo, descreve a Câmara Municipal.

Dada como pronta em fevereiro de 2023, a estrutura inaugurou oficialmente dia 27 de março de 2025, segundo fonte da autarquia, “porque faltava a empreitada do parque de estacionamento e a colocação da sinalética pedagógica, que só ficaram concluídas recentemente”.

Expresso

Segundo descreve a Câmara Municipal de Valongo, a Escadaria Cucamacuca é de uso pedonal exclusivo. A obra situa-se no limite urbano da cidade de Valongo e permite a ligação pedonal entre a rua da Ivanta e o percurso anteriormente construído até à Capela de Santa Justa, ficando assim concluída toda a extensão de aproximadamente 1,5 km. O nome do equipamento remete para a antiga designação da serra de Santa Justa: Cuca Macuca.

Ao longo trajeto, explica a Valongo Outdoor, o percurso “passa por uma área arqueológica, cavidades mineiras, bosques de autóctones, miradouro sobre o vale de Valongo, parque das capelas de Santa Justa e S. Sabino, terminando num miradouro com vistas sobre a linha de costa. Possui bifurcação com ligação à Rua Padre Santos Loureiro”.

Cuca Macuca
Cuca Macuca Expresso

O Município de Valongo anunciou que o investimento total no projeto foi de 985 mil euros, repartido entre a construção da escadaria em madeira, a construção do parque de estacionamento e a colocação de sinalética e informação pedagógica ao longo do percurso.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram