A economia portuguesa vai crescer 2,3% em 2025, mas deve abrandar em 2026 e 2027. A inflação para 2025 é revista para 2,3%, enquanto o desemprego se mantém em 6,4%.
O organismo optou pela prudência face à recuperação do índice de preços no consumidor do Reino Unido, que subiu para um máximo de 10 meses de 3% em janeiro, contra 2,5% no mês anterior.
Os 109 bancos da Zona Euro mantiveram a solvência, com um rácio CET1 de 15,86% no quarto trimestre de 2024. O rácio de empréstimos não produtivos foi de 3,52%.
BBVA já tem, agora, todas as autorizações internacionais para avançar com a aquisição do Banco Sabadell. O CEO destaca benefícios para acionistas e mercado.
Análise da Brand Finance coloca o banco português em 116º lugar no ranking de 500 marcas bancárias mais valiosas. Ranking é liderado pelos bancos chineses e a nível nacional integra o BCP, BPI e, pela primeira vez, o Banco Montepio e o Novo Banco.
Trata-se do nível mais elevado em nove anos e deve-se a um “ambiente externo difícil”, sobretudo devido à situação económica dos Estados Unidos. O Brasil tem uma das taxas de juro mais elevadas do mundo.
O banco lembra que a revisão se segue à materialização da fusão entre a Haitong Securities e a Guotai Junan Securities, “com a GJTA a assumir todo o ativo e passivo da HTS”.
O Banco de Portugal venceu o ‘Transparency Award’ pela sua renovação do site e estratégia digital. A vice-governadora destaca que a transparência é um processo contínuo que gera confiança.
A Comissão Europeia adotou a sua estratégia para a União da Poupança e do Investimento, que, entre outros, pretende tirar partido das poupanças das famílias, que rondam os 10 biliões de euros em depósitos bancários.
Apesar dos encerramentos, 93% dos clientes ficam a 16 quilómetros de uma agência. O banco aposta em serviços digitais e apoio à recolocação para os funcionários.
Em fevereiro, as emissões de títulos de dívida em Portugal totalizaram 307,6 mil milhões. As ações cotadas cresceram 1,8%, alcançando 62,9 mil milhões de euros.
A taxa de juro no crédito à habitação caiu para o valor mais baixo desde junho de 2023. A prestação média ficou em 400 euros, com uma leve subida face ao mês anterior.
Os seis maiores bancos franceses apoiam empresas de defesa com 37 mil milhões de euros, com um aumento significativo desde 2021, revela a Federação Bancária Francesa.
A instituição está a adotar uma postura cautelosa, sublinhando as potenciais consequências da guerra comercial desencadeada por Donald Trump. Os EUA visaram diretamente as exportações de aço japonesas.
Os cinco principais bancos têm hoje uma situação em termos de liquidez, qualidade de ativos, eficiência e capital que se aproxima, iguala ou supera as principais referências à escala europeia.
O requisito de fundos próprios a partir de abril de 2025 será de 3,1%, uma queda de 15 pontos base, indicando uma melhoria no risco de crédito do Banco Montepio.
Valor para 2025 é semelhante ao do ano anterior. Projetos são selecionados pelas unidades comerciais do banco, que, em 2024, escolheram mais de 300 projetos de inclusão social.
Isenção de IMT Jovem e de Imposto de Selo, bem como garantia pública no crédito a habitação a pessoas até 35 anos entre as medidas que impulsionaram o acesso ao crédito à habitação.