A BYD anunciou que está a desenvolver a baterias de estado sólido que serão lançadas inicialmente em 2027 antes da adoção em massa a partir de 2030.

O anúncio surgiu num evento realizado na China, através do diretor de tecnologia da divisão de baterias da BYD, Sun Huajun, que revelou que as baterias com eletrólitos à base de sulfetos serão responsáveis por mais de 500 Wh/kg de densidade energética, o que promete um desempenho notável em termos de autonomia e velocidade de carregamento

Recorde-se que a baterias de estado sólido, também conhecidas como baterias de eletrólito sólido, oferecem diversas vantagens sobre as baterias convencionais de iões de lítio, sendo consideradas mais seguras, e dotadas de maior densidade energética, podendo ser carregadas de uma forma mais rápida que as baterias convencionais. Além disso, a vida útil das baterias de estado sólido tende a ser mais longa, o que as torna atraentes para a indústria automóvel, especialmente para o segmento de veículos elétricos de alto desempenho.

No entanto, a chegada ao mercado das baterias de estado sólido, não vau colocar um ponto final nas baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), já que o chefe e engenheiro da BYD, Lian Yubo, deixou claro que as conhecidas baterias de LFP vão continuar a existir nos próximos 15 a 20 anos, já que este tipo de bateria vai continuar a ser importante para os modelos 100% elétricos de preços acessíveis.

Recorde-se que a BYD não está sozinha no processo de transição para tecnologia mais avançada de baterias, já que empresas como a Toyota, Honda e Nissan também estão a investir a produção de baterias de estado sólido. No entanto, a BYD parece destacar-se das suas rivais japonesas, prometendo a utilização de baterias em estado sólido mais cedo que as suas rivais.