Uma colisão entre um ‘ferry’ e um barco de pesca no rio Tejo, em Lisboa, pelas 17h05 desta segunda-feira, provocou dois feridos graves e duas pessoas estão desaparecidas, informou à Lusa fonte oficial da Autoridade Marítima Nacional.
De acordo com a porta-voz da Autoridade Marítima Nacional, pelas 17h05 foi recebido o alerta para uma “colisão entre um ‘ferry’ e uma embarcação de pesca, e há dois pescadores desaparecidos nas águas do Tejo e dois feridos graves já recolhidos”.
O ‘ferry’ fazia a ligação entre o Barreiro e Lisboa e os feridos estão a ser assistidos pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Dois pescadores desaparecidos
Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional confirmou que estão a ser “efetuadas buscas por dois pescadores que se encontram desaparecidos no rio Tejo, depois de terem caído à água, na sequência de uma colisão” entre a sua embarcação de pesca “e uma embarcação de transporte de passageiros, que efetuava o percurso entre Lisboa e Barreiro”.
Na sequência do alerta, dado pelo ‘ferry’, “foram de imediato ativadas para o local uma embarcação do comando-local da Polícia Marítima de Lisboa, uma embarcação da Estação Salva-vidas da Capitania do Porto de Lisboa e uma embarcação dos Bombeiros Sapadores de Lisboa.
Meios de busca na água e no ar
Na embarcação de pesca seguiam quatro pescadores, dos quais dois “foram resgatados em estado grave por uma embarcação que se encontrava nas proximidades, e transportados até ao Cais da Margueira, em Cacilhas, onde aguardavam elementos do INEM que prontamente assistiram as vítimas e as transportaram, posteriormente, para uma unidade hospitalar”, em Almada.
O capitão do porto e comandante-local da Polícia Marítima de Lisboa encontra-se a coordenar as operações de busca, no sentido de encontrar os dois pescadores desaparecidos.
Estão empenhados meios da Autoridade Marítima Nacional e da Capitania do Porto de Lisboa, dos Bombeiros Sapadores de Lisboa, uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.