A uma semana do Natal, cresce a procura pelos doces típicos. O bolo-rei continua a liderar os gostos em Lisboa e no Porto, apesar do aumento de preço. Em Coimbra, também os doces regionais são muito procurados.
Preço do bolo-rei aumenta em Lisboa
Nas pastelarias em Lisboa, o preço do bolo-rei aumentou. A confeção está a todo o vapor.
A uma semana da Consoada, os doces típicos de Natal são os mais procurados.
Nesta pastelaria lisboeta, o bolo-rei é a especialidade e também o mais desejado.
Segundo a Deco Proteste, no ano passado, o preço nas pastelarias começava nos 14,50 euros. Alguns bolos rei chegavam quase aos 30 euros/quilo. Este ano, o preço aumentou.
Quem está no negócio já sente maior afluência, mas acredita que só mais perto do dia 23 é que as filas vão aumentar.
Pastelaria no Porto espera vender 10 toneladas de bolo-rei
Há casos em que o bolo-rei aumentou dois euros em comparação com o ano passado. Ainda assim, a Confeitaria Petúlia, no Porto, espera vender 10 toneladas.
A montra de tentações esta à vista de todos, mas durante a quadra natalícia há uma que brilha mais do que todas as outras. O bolo-rei cristaliza memórias de momentos à mesa em família e este tem clientela fiel há mais de meio século.
A inflação é a visita indesejada desta época.
Da manteiga às sultanas, passando pelos frutos secos, em vários ingredientes o preço disparou, o que terá impacto na carteira dos consumidores.
Nesta confeitaria, o bolo-rei está dois euros mais caro do que no ano passado.
Na véspera de Natal, têm já 500 encomendas e nesse dia esperam uma enchente.
Para evitar as filas, a alternativa é comprar com antecedência e conservar em vácuo.
Na Petúlia, o bolo-rei é feito todos os dias do ano. No mês de dezembro, e até aos Reis, a produção atinge as 10 toneladas.
Doces regionais muito procurados em Coimbra
O bolo-rei continua a liderar as encomendas nas pastelarias para este Natal, mas em Coimbra há também muita procura de doces regionais. A subir nos últimos anos estão as encomendas dos tradicionais fritos da quadra natalícia.
A uma semana do Natal aumenta cada vez mais a lista de pedidos dos clientes. Por exemplo, esta pastelaria em Coimbra onde a SIC esteve só vai aceitar encomendas até dia 21.
Entre os pedidos continua a destacar-se o bolo-rei, mas cada vez mais com a concorrência de outros doces. Os salgados têm também muito peso no trabalho na semana de Natal.
Dispara também a procura pelos fritos que, noutros tempos, eram sobretudo feitos em casa, de onde veio uma das receitas tradicionais.
Os doces conventuais de Coimbra e da região são também muito procurados na quadra natalícia, além de outros produtos característicos de cada uma das pastelarias.
Até agora, as encomendas acompanham o ritmo habitual dos últimos natais. Os produtos este ano estão mais caros para os clientes.