Para entender o estado da arte dos automóveis de estrada da Ferrari, é necessário olhar para a revolucionária F430. Conhecida como a última Ferrari de motor central com transmissão manual, a F430 também marcou a transição da Ferrari para a integração eletrónica e mecânica, tornando-se o campo de testes definitivo para os modelos de ponta de hoje. Este carro introduziu o primeiro diferencial traseiro eletrónico da Ferrari, que permitia aos condutores alternar entre modos de desempenho com o interruptor “Manettino” no volante, transformando a resposta do motor, a rigidez dos amortecedores e até o mapeamento do acelerador à demanda.

Desde então, a Ferrari evoluiu esta tecnologia para um arsenal de controlos dinâmicos. A 599 GTB seguiu com amortecedores magnetorológicos de reação rápida; a 458 Speciale introduziu o Controlo de Ângulo de Deslizamento Lateral (SSC), calculando a guinada em tempo real para controlar a potência; e a 488 GTB e 812 Superfast adicionaram um manuseio ainda mais fino e rápido com amortecedores adaptativos e direção nas rodas traseiras.

Esta tecnologia atinge novas alturas em dois modelos recentes: o híbrido SF90 Stradale e o primeiro modelo de quatro portas da Ferrari, o Purosangue. Com 986 cavalos de potência e motores elétricos duplos a impulsionar as rodas da frente, o vetor de torque ultra-rápido do SF90 permite que ele deslize praticamente pelas curvas. Durante o meu teste de condução, os engenheiros da Ferrari encorajaram-me a deixar de lado a técnica de condução tradicional—acelerar a fundo e deixar que o carro se encarregue da tração e da velocidade.

Entretanto, os amortecedores Multimatic True Active Spool Valve do Purosangue permitem que deslize através das curvas com uma estabilidade rara para um SUV. Alimentados por motores de 48 volts, estes amortecedores criam uma condução tão controlada que a Ferrari abandonou as barras estabilizadoras tradicionais, criando um SUV com uma vantagem de desempenho que parece estar a anos-luz do resto.

Apresentamos o F80, a mais recente obra-prima da Ferrari. Com a manuseio afinado com precisão de um carro de Fórmula 1, o F80 combina motores frontais elétricos, aerodinâmica ativa e um inovador V6 com turbocompressores elétricos duplos. Estes turbos eliminam o atraso, reciclam energia de volta para a bateria e ajustam os níveis de potência em cada mudança de marcha, proporcionando uma sensação de aspirado natural com a adrenalina dos turbos duplos. A jornada de décadas da Ferrari, desde o F430 até ao F80, demonstra a busca obsessiva da marca pelo controlo. Se você acha que soa de forma alucinante, tem razão.

Desde o diferencial traseiro eletrónico do F430 até ao carro de estrada com maior downforce da atualidade, a Ferrari tem levado a inovação automóvel a novos patamares, criando uma linha de supercarros que são verdadeiras sinfonias de condução. Esta é a visão da Ferrari para o futuro—controlo total, potência e elegância a qualquer velocidade.