O novo Ford Capri 100% elétrico, e a nova geração do MG HS, acabam de alcançar a classificação máxima de cinco estrelas em mais uma bateria de testes do Euro NCAP, o principal programa independente de avaliação da segurança de viaturas na Europa.

O Capri registou um desempenho elevado ao longo de todo o processo de testagem de segurança, refletindo as tecnologias de segurança ativa e passiva que equipam o veículo

Desta forma, o Ford Capri obteve uma avaliação de 89% na proteção de adultos, 86% na proteção de crianças, uma avaliação de 80% e na proteção dos utilizadores mais vulneráveis das estradas, como peões e ciclistas, enquanto na categoria de sistemas de assistência à segurança que obteve a classificação de 72%.

Recorde-se que o Ford Capri está disponível com versões de tração traseira e de tração integral. A variante de tração traseira está dotada de um motor de 286 cv e 545 Nm de binário máximo que é alimentado por uma bateria de iões de lítio NMC (níquel-manganês-cobalto), de 77 kWh que permite uma autonomia de até 627 km

O carregamento pode ser feito usando corrente alternada de 11 kW, ou por carregamento rápido de corrente contínua (DC) de até 135 kW. De acordo com a Ford, é possível carregar a bateria do novo Capri de 10 a 80% em 28 minutos num posto de carregamento rápido.

Já a versão de tração integral apresenta-se com dois motores elétricos, um por eixo, o que permite uma potência combinada de 340 cv. Aos dois motores elétricos adiciona-se uma bateria de 79 kWh, que permite anunciar uma autonomia de até 592 km, uma aceleração de 0 a 100km/h em 5,3 segundos e uma velocidade máxima de 180 km/h.

Por seu lado, a segunda geração do MG HS destacou-se igualmente pela pontuação mais elevada na proteção de adultos, com 90%, enquanto a proteção de crianças alcançou uma classificação de 85% e a proteção dos utilizadores mais vulneráveis das estradas atingiu os 83%. Já na categoria de sistemas de assistência à segurança obteve a classificação 74%.

A nova geração do SUV compacto da marca britânica traz uma motorização híbrida que combina um motor a gasolina de 1,5 litros com 142 cv com um motor elétrico de 180 cv, que contribuiu para uma potência combinada estimada de 300 cv. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 24,7 kWh, que proporciona uma autonomia em modo 100% elétrico de até 120 km.

A marca britânica adiantou ainda que a nova geração do HS está também disponível com um motor a gasolina 1,5 turbo, com 169 cv de potência, um binário máximo de 275 Nm de binário, e uma transmissão manual de 6 velocidades, e como opcional uma caixa automática DCT de 7 relações.