A Horse, divisão e motores do grupo Renault, anunciou que o novo Dacia Bigster vai estar dotado de uma motorização Hybrid 155, que conta com um motor de 1,8 litros a gasolina criado para o novo SUV da marca romena.

Desta forma o Bigster é o primeiro modelo a fazer uso do novo motor a gasolina de 4 cilindros, desenvolvido inteiramente pela Horse, que debita uma potência de 107 cv, e que é combinado com dois motores elétricos (um motor de 50 cv e um motor de arranque/gerador de alta tensão), uma bateria de 1,4 kWh (230V) e uma caixa de velocidades automática elétrica. Esta tem quatro mudanças para o motor de combustão interna e duas outras para os motores elétricos. Esta tecnologia combinada é possível graças à ausência de embraiagem e permite uma potência total de 155 cv, tornando esta configuração híbrida a mais potente da gama Bigster.

A unidade de tração Hybrid 155 completa a gama Hybrid 140 disponível no novo Duster e Jogger. Oferece mais potência (mais 15 cv), mais binário (mais 20 Nm, para os 170 Nm apenas para o motor de combustão) e maior capacidade de reboque (mais 250 kg, para cerca de uma tonelada). A eficiência também foi melhorada, com uma redução de 6% no consumo de combustível e nas emissões, devido principalmente à gestão otimizada do regime do motor.

Combinando a travagem regenerativa com a elevada capacidade de recuperação de energia da bateria e a eficiência da caixa de velocidades automática, esta versão do Bigster é capaz de permanecer em modo totalmente elétrico até 80% do tempo em cidade. Além disso, o automóvel arranca sempre em modo totalmente elétrico.

“Como o primeiro motor produzido inteiramente em nossa divisão Horse, este momento é extremamente significativo para a indústria automóvel. Com nossa experiência consolidada em cadeias cinemáticas, estamos a ajudar as marcas e os fabricantes a inovar e trazer novas ofertas ao mercado em um ritmo sem precedentes.” disse Matias Giannini, CEO da Horse Powertrain.