O Irão "responderá firmemente" a qualquer ataque israelita, alertou o chefe da diplomacia iraniana, Abbas Araghchi, durante uma conversa telefónica com o secretário-geral da ONU, António Guterres, num contexto de elevadas tensões regionais.

"O Irão está a fazer esforços consideráveis para proteger a paz e a segurança da região, mas está totalmente preparado para responder resolutamente a qualquer aventura" de Israel, afirmou num comunicado divulgado nesta quarta-feira pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano.

O Irão lançou cerca de 200 mísseis contra Israel no dia 1 de outubro, incluindo vários mísseis hipersónicos pela primeira vez. Estes ataques foram apresentados por Teerão como retaliação pelo assassínio, em julho, na capital iraniana, do líder do Hamas palestiniano, atribuído a Israel.

O Irão afirma que também agiu em resposta à morte num ataque no Líbano de um general iraniano, bem como de Hassan Nasrallah, que liderou o Hezbollah libanês durante mais de 30 anos.

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araghchi, intensificou as consultas na região nos últimos dias para tentar acalmar a situação, visitando sucessivamente o Líbano, a Síria, a Arábia Saudita, o Qatar, o Iraque e o Omã. Araghchi é esperado hoje na Jordânia, seguindo depois para o Egito e Turquia.

O Irão não reconhece o estado de Israel e fez do apoio à causa palestiniana um dos pilares da sua política externa desde a Revolução Islâmica de 1979.