Yamandú Orsi, apoiado pelo movimento Frente Ampla, terá obtido entre 43,2% e 44% dos votos, apontam dados dos institutos Equipos Consultores e Cifra, citados pelas televisões Canal 10 e Canal 12, respetivamente.

Com pouco mais de 40% dos boletins já contados, Álvaro Delgado, do Partido Nacional, terá conseguido entre 28% e 27% dos votos.

Orsi recebeu o apoio do ex-presidente José Mujica (2010-2015) e Delgado está a ser apoiado pelo atual Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou.

O candidato presidencial do Partido Colorado (centrista), Andrés Ojeda, que ficou em terceiro lugar, anunciou que vai apoiar Delgado na segunda volta, que se realiza a 24 de novembro.

Cerca de 2,7 milhões de uruguaios foram às urnas no domingo para eleições gerais, nas quais escolheram também deputados e senadores para o período de 2025 a 2030, além de votar em dois referendos.

Os uruguaios rejeitaram tanto a reforma do regime de segurança social, que ia reduzir a idade mínima de reforma dos 65 para os 60 anos e proibir os planos de pensões privados, como uma alteração legislativa para permitir a realização de rusgas noturnas.

VQ (CSR) // EJ

Lusa/Fim