"Ofereceu-se para receber nas suas prisões os criminosos perigosos americanos detidos no nosso país, incluindo cidadãos norte-americanos e os que têm autorização de residência", declarou Rubio na segunda-feira, após um encontro em São Salvador com Bukele.

"Nunca nenhum país fez uma oferta tão amigável", sublinhou o chefe da diplomacia norte-americana. "Estamos profundamente gratos. Falei com o Presidente [Donald] Trump sobre o assunto", acrescentou.

Rubio citou em particular os gangues latino-americanos MS-13, de El Salvador, e Tren de Aragua, da Venezuela, que também operam nos Estados Unidos, sendo que alguns dos membros têm nacionalidade norte-americana.

Bukele foi reeleito com mais de 80% dos votos no ano passado, graças a uma campanha radical contra os grupos criminosos, que fez baixar a taxa de criminalidade de El Salvador, apesar das reservas das organizações de defesa dos direitos humanos.

CAD // CAD

Lusa/Fim