O Grande Prémio do México de 2024 começou com um espetáculo de fogos de artifício, enquanto Lando Norris e Max Verstappen colidiam repetidamente numa feroz batalha por posição, levando Norris a chamar o seu rival da Red Bull de “perigoso.” As primeiras voltas no Autódromo Hermanos Rodríguez viram Norris e Verstappen a trocarem golpes numa série de manobras agressivas, com ambos os pilotos visivelmente frustrados—e Verstappen acabou por receber duas penalizações de 10 segundos.

A tensão explodiu após um início movimentado que viu Yuki Tsunoda e Alex Albon sair da pista, provocando a entrada do carro de segurança. Assim que a corrida recomeçou, Carlos Sainz da Ferrari ultrapassou rapidamente Verstappen, com Norris logo atrás, pronto para atacar. Na volta 10, enquanto Norris tentava uma ultrapassagem por fora, Verstappen forçou-o a sair da pista, levando Norris a desabafar pelo rádio: “Estive à frente durante toda a curva, este tipo é perigoso.”

A sua colisão não terminou aí. Apenas algumas curvas depois, Verstappen voltou a forçar Norris para fora da pista na Curva 8, dando a Charles Leclerc da Ferrari uma oportunidade de passar e reclamar o segundo lugar atrás de Sainz, colocando a Ferrari numa posição de um-dois.

Verstappen, a lutar com problemas na bateria, estava igualmente frustrado, exclamando para a sua equipa: “Amigo, o que posso fazer com uma bateria vazia? Que modo é este tão estúpido?” Mas os comissários não foram compreensivos, penalizando Verstappen duas vezes—primeiro por forçar Norris para fora na Curva 4 e depois pela colisão subsequente na Curva 8, onde Verstappen saiu da pista e ganhou uma vantagem.

Quando foi informado da sua segunda penalização, Verstappen só pôde responder: “Isso é ridículo.”

A crítica de Norris às táticas agressivas de Verstappen reacendeu o debate sobre os limites da habilidade de corrida na F1, com fãs e especialistas a questionarem se estas penalizações são suficientes para conter movimentos imprudentes. À medida que a poeira assenta no México, os confrontos entre Verstappen e Norris sublinharam a crescente tensão e os altos riscos na temporada mais competitiva da F1 até agora.