António Nobre, árbitro internacional da AF Leiria, viajou até Lisboa para dirigir o jogo que colocou frente a frente Benfica a Arouca. A liderar a equipa de vídeo arbitragem esteve o eborense Luís Godinho. Esta fase do campeonato é muito desafiante para todos, em particular para os árbitros, sujeitos a maior escrutínio e pressão, em função da importância que as suas análises podem ter no decurso dos jogos.

É importante que impere a lucidez e razão. Todos os agentes desportivos tentam fazer o seu melhor, mesmo quando erram ou tomam a opção errada. Não deixemos que o contexto adultere essa verdade. Uma verdade que, à distância e com serenidade, deve ser lógica para todos.

Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:

4' Otamendi colocou as mãos na cabeça, talvez surpreendido pelo facto de o árbitro ter assinalado (muito bem) infração que cometeu sobre Jason. Foi a primeira do jogo.

9' Fontán colocou a mão no corpo de António Silva, que caiu de forma desproporcional face ao contacto que sofreu. Não houve motivo para que fosse assinalado pontapé de penálti. Esteve bem o leiriense.

30' Foi Pavlidis e não Fontán quem cometeu infração. Em campo a ilusão foi outra, é justo dizer, mas foi a perna direita do grego que tocou na direita do adversário, fazendo-o tropeçar.

40' Entrada imprudente de Otamendi sobre Jason, que ficou lesionado fora do terreno e perto do banco técnico encarnado. O árbitro entendeu não ter havido infração.

43' Pedro Santos agarrou Kokcu de forma persistente, incorrendo em clara conduta antidesportiva. Viu com justiça o cartão amarelo.

44' Remate de Akturkoglu foi travado pelo cotovelo direito de Pedro Santos, que estava dobrado, junto ao corpo e posicionado de forma legal. Sem falta (lance fora da área do Arouca).

46' Bola tocou no braço direito de Kokçu, que estava junto ao corpo em posição natural. O turco não cometeu infração na sua área.

50' Otamendi puxou o braço esquerdo de Yalçin, derrubando-o. A infração, fora do local onde estava a bola, impediu o avançado turco de se colocar em posição vantajosa no terreno. António Nobre estava com o foco na zona da bola e não se apercebeu. O argentino escapou à advertência por comportamento antidesportivo.

60' Golo de Kokcu, a inaugurar o marcador na Luz. Pavlidis e Álvaro Carreras estavam em posição irregular mas longe da bola e dos adversários. Bem validado.

67' Ao perceber que Otamendi estava caído no solo após tentar interseção, Jason 'voou' para o benefício maior. O jogador espanhol saltou bem antes do contacto que o próprio promoveu depois com a cabeça do adversário, tirando proveito dessa opção. Luís Godinho (VAR) esteve muito bem na análise técnica do lance, recomendando alteração da decisão. Não houve penálti, apenas simulação. Erro relevante na partida.

75' Dante arriscou ao colocar a mão nas costas de Di María. O argentino, ao sentir o contacto, potenciou a queda, para tentar obter o penálti. Fez bem António Nobre ao nada assinalar.

77' Amarelo por exibir a Schjelderup. O avançado do Benfica levantou o pé demasiado alto, atingindo com negligência o rosto de Alex Pinto.

79' Bola defendida por Mantl tocou no braço esquerdo de Fontán, sem que este cometesse infração. Lance legal na área dos visitantes.

82' Amarelo bem mostrado a Fontán após rasteira negligente a Pavlidis. A infração cortou ainda ataque prometedor.

85' Golo bem anulado ao Benfica por fora de jogo de Schjelderup. O norueguês estava em posição irregular quando Aursnes fez o lançamento.

90+7' Schjelderup tentou o penálti, mas nem Jason (atrás) nem Loum (à frente) cometeram qualquer irregularidade. Bem o árbitro.

NOTA: 4