O internacional lisboeta Tiago Martins deslocou-se até ao Estádio da Luz para dirigir o Benfica-Rio Ave. O jogo foi referente à 9.ª jornada da Liga Portugal Betclic, época 2024/25.

Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:

4' Em campo, Tiago Martins não terá visto corretamente a forma como Jonathan Panzo abordou lance com Kokçu. O defesa inglês esticou a perna, levantou a sola da bota e atingiu, de forma grosseira (pitons) o pé/perna do médio. A bola estava mais ao lado, fora da disputa direta. A infração fez perigar a integridade física do turco e devia ter sido revista pelo VAR. Ficou por exibir cartão vermelho direto.

12' Golo inaugural com análise a dois tempos: Aursnes, que cruzou da direita, estava em jogo; depois, quando Akturkoglu finalizou com sucesso, Pavlidis encontrava-se em posição irregular mas não interferiu nem com os adversários nem no jogo. Golo bem validado.

16' Segundo golo da autoria de Akturkoglu, que estava em posição legal quando Di María fez o passe na sua direção. Pavlidis estava novamente adiantado, mas voltou a não ter qualquer impacto na jogada. Nova decisão atenta (e acertada) do árbitro assistente.

20' Clayton pareceu entrar no jogo com demasiada intensidade, cometendo falta desnecessária sobre Kokçu (nos minutos iniciais) e esta aqui, sem bola e sem necessidade, sobre Otamendi. A rispidez das infrações sugeriam "aviso" (público ou privado), que o árbitro lisboeta seguramente deu.

27' Tiknaz tirou a bola de zona muito perigosa (bem perto da sua baliza), sem que esta ultrapassasse ou sequer chegasse à linha de golo. Não houve dúvidas, mas a proximidade das redes do Rio Ave justifica a referência.

30' Cartão amarelo bem exibido a Di María por travar ilegalmente a progressão de Clayton, cometendo infração antidesportiva. Bem Tiago Martins.

39' Tiknaz levantou a perna a zona evitável (e desnecessária) atingindo a de Di María. Na nossa opinião a infração foi negligente e devia ter sido sancionada com advertência.

45+2' Terceiro golo da equipa visitada, marcado por Akturkoglu, na sequência de assistência de Di María. Tudo certo, lance regular.

50' É demasiado frequente o número de vezes que Pavlidis incorre em posição irregular. Desta vez, o avançado encarnado esteve adiantado toda a jogada e também quando Kokçu lhe ofereceu o golo. A bola entrou mas não contou. Fora de jogo bem assinalado pelo árbitro assistente.

53' Nova infração de Tiknaz, que primeiro puxou a camisola de Di María, depois empurrou-o pelas costas quando este se preparava para entrar na área adversária. No limite para o amarelo, até pela reincidência.

58' Jogada de perigo do ataque encarnado (novamente) bem anulada por posição irregular de Pavlidis.

63' Na Luz ainda se pediu mão irregular de Pantalon na sua área, mas sem fundamento: o cabeceamento na queima de Kokçu levou a bola ao rosto do croata, ressaltando depois para o seu ombro/braço esquerdo. Lance inesperado, sem infração. Bem a equipa de arbitragem ao nada assinalar.

72' Fora de jogo bem assinalado a Clayton, quando este se isolou perante Trubin.

73' Gesto apreciável de fair play por parte de Arthur Cabral que, ao perceber que lesionou Aderllan Santos (na rotação para o remate), fez menção imediata ao árbitro. Muito bem.

79' Schjelderup marcou o quarto dos encarnados após cruzamento da esquerda de Álvaro Carreras. No momento do remate, Arthur Cabral estava ligeiramente adiantado, mas não interferiu no jogo/jogadores.

81' Quinto golo da equipa lisboeta, em jogada legal.

83' Clayton, em posição de fora de jogo, caiu na área encarnada sem sofrer falta do adversário.

NOTA: 5