A contínua disputa de Max Verstappen com a FIA tomou outro rumo depois de o holandês ter sido assegurado de que não enfrentaria sanções futuras—desde que se comportasse. O atual campeão da F1, conhecido pelo seu temperamento explosivo e atitude sem rodeios, voltou a encontrar-se em apuros depois de chamar a sua configuração de carro de “f***”, durante o GP do Azerbaijão, o que lhe trouxe problemas por violar as diretrizes da FIA sobre conduta pública.
Verstappen, já sob pressão após uma desanimadora quinta posição em Baku, enfrentou um escrutínio adicional por parte dos comissários antes do GP de Singapura, quando os seus comentários durante a conferência de imprensa provocaram uma reprimenda severa da FIA. Convocado por causa da sua linguagem, a frustração de Verstappen foi evidente, uma vez que deu respostas curtas e em uma palavra nas interações subsequentes com a imprensa, temendo claramente mais penalizações.
A FIA, reafirmando a sua posição contra os pilotos que desacreditam o desporto, deixou claro que o comportamento de Verstappen—embora tenha sido conforme durante a sessão de qualificação do GP de Singapura—estava a ser cuidadosamente monitorizado. Um porta-voz da FIA sublinhou que, embora não pretendam silenciar os pilotos, a decoro público deve ser mantido para preservar a imagem do desporto.
Apesar das suas respostas breves, Verstappen foi assegurado de que, desde que seguisse as diretrizes, novas sanções não estariam no horizonte. O holandês, no entanto, continua descontente, sentindo que a punição pelo seu desabafo anterior foi exagerada. Ele argumentou que os seus comentários não eram suficientemente graves para justificar tal reação, sugerindo que a resposta da FIA foi “ridícula” e que uma abordagem mais ponderada poderia ter sido adotada.
As respostas contidas de Verstappen nas conferências de imprensa são agora a sua forma de navegar a linha ténue estabelecida pela FIA. Embora o campeão do mundo tenha reconhecido que a sua linguagem foi inadequada, mantém que a pena imposta—uma obrigação de serviço comunitário—foi excessiva. À medida que Verstappen continua a andar na corda bamba, é claro que a sua guerra de palavras com o organismo que governa o desporto está longe de terminar. A bola está agora no court de Verstappen: jogar segundo as regras ou enfrentar novamente a ira da FIA.