Preparem-se, fãs da Fórmula E: a estratégia e a velocidade estão prestes a colidir de uma forma totalmente nova. Após anos de desenvolvimento, Pit Boost, a tão aguardada inovação de carregamento rápido de 600kW durante a corrida, está finalmente pronta para eletrificar a grelha. Com os pilotos a recarregar as suas baterias em 10 por cento durante uma paragem rápida de 30 segundos, esta adição inovadora não só irá reformular a distribuição de energia, mas também alimentar estratégias de corrida imprevisíveis.


O que é o Pit Boost e como vai funcionar?

Introduzido para fins de semana de dupla corrida selecionados a partir desta temporada, o Pit Boost adiciona uma nova camada de estratégia à Fórmula E. Aqui está a explicação:

  • Os pilotos irão parar para um carregamento de 30 segundos, recebendo 10 por cento de energia extra para alimentar os seus carros.
  • As equipas enfrentarão uma escolha crucial: quando parar e como utilizar esta energia adicional.
  • Ao começar com apenas metade da energia necessária para correr a toda velocidade, os pilotos devem equilibrar cuidadosamente a sua agressividade e eficiência, criando um jogo de xadrez sobre rodas.

A tecnologia por trás do Pit Boost é impressionante. Desenvolvido pela Fortescue Zero (anteriormente Williams Advanced Engineering), o sistema armazena energia separadamente e fornece uma carga ultra-rápida sem depender da rede local durante as corridas. Os carregadores de 80kW fornecidos pela ABB continuarão a ser utilizados para operações de corrida padrão.


Porquê Agora? O Caminho para o Pit Boost

Enquanto a Fórmula E introduziu o carro GEN3 há duas temporadas, o Pit Boost foi adiado devido a obstáculos técnicos e logísticos. A curta duração das corridas e o desafio de integrar paragens nos boxes significativas levaram a FIA a aperfeiçoar o sistema até que estivesse pronto para as corridas.

O responsável da FIA pela Fórmula E, Pablo Martino, explicou:

“As corridas da Fórmula E não precisam desta energia extra; no entanto, acreditamos que o Pit Boost criará um elemento estratégico adicional. Corridas com este 10 por cento de energia extra serão totalmente diferentes.”


O Jogo a Longo Prazo: GEN4 e Relevância na Estrada

Olhando para além de 2025, o Pit Boost representa mais do que apenas um espetáculo para os fãs. É um marco crucial para a tecnologia de carregamento rápido no mundo real para automóveis de estrada. Enquanto os carregadores de estrada atualmente atingem um pico de 350kW, as lições aprendidas na Fórmula E podem abrir caminho para a adoção comercial de sistemas de 600kW nos próximos cinco anos.

Martino sublinhou a conexão:

“Esperamos ver capacidades de potência semelhantes para a rua. A tecnologia está lá, mas é complexa. O maior desafio são as baterias capazes de suportar 600kW de potência.”

O novo carro GEN4 da Fórmula E, que fará a sua estreia em 2026, continuará a desenvolver esta tecnologia, incorporando as informações obtidas com a implementação do Pit Boost.


Uma Nova Era Começa: Datas Chave a Observar

O mundo terá o seu primeiro vislumbre do Pit Boost no E-Prix de Jeddah na Arábia Saudita, nos dias 14 e 15 de Fevereiro de 2025. Antes disso, a 11ª temporada da Fórmula E começa na Cidade do México a 11 de Janeiro, prometendo uma temporada repleta de drama eletrizante e inovação.


Considerações Finais: Um Mudador de Jogo para a Fórmula E?

O Pit Boost não se trata apenas de energia—trata-se de estratégia, espetáculo e de ultrapassar limites. Ao introduzir uma funcionalidade que obriga as equipas a repensar a execução das corridas, a Fórmula E continua a liderar a inovação no desporto motorizado. Os fãs podem esperar corridas com menos poupança de energia e mais batalhas de alta octanagem, tudo enquanto se exibe tecnologia que pode remodelar o futuro da mobilidade elétrica.

Preparem-se — o futuro da Fórmula E acaba de se tornar chocantemente mais emocionante! ⚡