O Benfica foi ao Estádio José Alvalade vencer o Sporting de forma indubitável, por 2-0, na 4.ª jornada da Liga BPI, um resultado que adveio do controlo quase total que a turma de Filipa Patão teve durante a partida.
A equipa da casa, a jogar com um equipamento rosa para sensibilizar a prevenção do cancro da mama, entrou com nervos em campo. Desde cedo sentiu dificuldades em sair a jogar e o Benfica aproveitou para aumentar a pressão e controlar a posse de bola. Com esse domínio, surgiram as primeiras oportunidades de golo, com remates perigosos de Andreia Norton e de Martín-Prieto. Só que nestas situações, quem brilhou foi a guarda-redes leonina Hannah Seabert.
Apesar de alguns bons desenhos ofensivos das leoas, Telma Encarnação e Ana Capeta estavam isoladas na frente de ataque. Do outro lado, o mesmo não se podia dizer de Chandra Davidson, que jogava e fazia jogar as colegas de equipa, brilhando depois com a assistência para o golo de Martín-Prieto, que driblou bem a adversária antes de bater Seabert com facilidade.
A equipa de Mariana Cabral acordou com o golo e ainda antes do intervalo quase empatou com um cabeceamento de Niehues ao poste – Lais Araújo limpou depois o lance em cima da linha de golo.
As leoas queriam voltar do intervalo de cara lavada, mas acabaram por dar um passo atrás logo aos 48’. Martín-Prieto iniciou um contra-ataque, deixou a bola em Nicole Raysala e a brasileira fez o resto: correu mais de metade do campo, puxou para o pé esquerdo e colocou a bola no canto inferior direito da baliza de Seabert.
O Benfica concedeu depois a posse de bola ao adversário, com a confiança de uma equipa que se sentia tão confortável a defender como a atacar. E foi isso mesmo que se viu: as águias fecharam as portas pelo corredor central e não concediam espaços nas alas, criando muitas dificuldades ao ataque leonino, cuja ansiedade não parava de aumentar. Nesta fase, Martín-Prieto ainda teve a chance de bisar ao recolher um mau passe de Seabert, mas a guarda-redes emendou o erro a tempo.
Aos 83’, Ana Capeta dispôs da melhor oportunidade do Sporting no encontro. Cláudia Neto trabalhou muito bem na direita e cruzou para a atacante, que rematou com força, para defesa apertada de Lena Pauels.
Já aos 90+1', Maísa Correia ainda ficou próxima do golo, mas a incapacidade dos Sporting de marcar golos manteve-se mesmo até ao fim. O Benfica alcançou assim uma vitória muito celebrada pela equipa e pelas centenas de adeptos encarnados que marcaram presença em Alvalade.
O Benfica consegue assim a quarta vitória em quatro jogos na Liga BPI e segura o 1.º lugar – fica agora à espera do resultado do SC Braga para saber se fica, ou não, na liderança isolada. Já o Sporting já está a seis pontos do Benfica, mas com um jogo a menos.