
A ANTEVISÃO: AUSTRALIANO SAI DA POLE NO BAHRAIN, NORRIS DESILUDE E É APENAS SEXTO
Os treinos livres do Grande Prémio do Bahrain tinham dado a sensação de que a McLaren estaria demasiado rápida para todas as outras equipas. Chegada a qualificação, foi de facto um carro laranja a conseguir a pole position, mas a margem não foi assim tão grande e apenas um dos pilotos, Oscar Piastri, sai da primeira linha da grelha.
Depois de já ter vencido na China esta temporada, Piastri conquistou a pole position para o Bahrain, batendo o Mercedes de George Russell por 0.168 segundos. O terceiro lugar pertence ao Ferrari de Charles Leclerc, que coloca o seu carro no top-3 de uma qualificação pela primeira vez esta época.
O rookie Andrea Kimi Antonelli, também da Mercedes, acabou por fazer uma boa qualificação, ficando a cerca de duas décimas do seu colega de equipa, algo que lhe valeu o quarto lugar, à frente do sensacional Pierre Gasly, com o Alpine. Lando Norris foi uma das desilusões da qualificação, não fazendo nenhuma grande volta na Q3, o que faz com que saia do sexto lugar, a 0.426 segundos do colega de equipa.
O campeão do mundo, Max Verstappen, também não teve a melhor das qualificações, queixando-se dos travões ao longo da sessão, saindo da sétima posição, depois de ficar a 0.582 segundos de Piastri. Carlos Sainz levou o seu Williams à Q3 e foi oitavo classificado, à frente de Lewis Hamilton (outra desilusão) e de Yuki Tsunoda, que chegou à Q3, mas não fez uma boa volta nesse último segmento.
Jack Doohan ficou perto da Q3, mas não foi além do 11.º lugar, à frente de outro rookie, Isack Hadjar, e de Fernando Alonso. Esteban Ocon teve um acidente na Q2, batendo com o seu Haas nas barreiras, sendo também eliminado, tal como Alex Albon. Nico Hulkenberg, Liam Lawson, Gabriel Bortoleto, Lance Stroll e Oliver Bearman foram afastados na Q1.
EQUIPA A TER EM CONTA
McLaren – Lando Norris desiludiu em qualificação, mas não fica apagada a ideia de que a McLaren é a equipa que tem o melhor carro para este fim de semana, com o primeiro e o segundo lugares ainda perfeitamente ao alcance.
PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER
Pierre Gasly (Alpine) – O francês fez uma qualificação espetacular, e, embora esta seja uma pista em que não seja difícil ultrapassar, está em boa posição para garantir pontos a uma equipa que ainda não os tem nesta temporada.