A Arábia Saudita está disponível para organizar Campeonato do Mundo 2034 com 64 equipas. Em declarações à margem do Grande Prémio da Fórmula 1 de Jeddah, o ministro dos desportos saudita Abdulaziz bin Turki Al-Faisal abriu a porta à ideia proposta pela Conmebol: «Estamos prontos. Se a FIFA tomar essa decisão e acreditar que é bom para todos, estaremos mais do que felizes em respeitá-la.»

Ao contrário de outras confederações que já se revelaram contra a proposta sul-americana, a Arábia Saudita dá luz verde ao alargamento do número de participantes no Campeonato do Mundo. Recorde-se que em 2026 no próximo certame nos Estados Unidos, México e Canadá estarão em prova 48 seleções.

O anúncio da Arábia Saudita como anfitriã do Campeonato do Mundo de 2034, em dezembro do ano passado, gerou críticas generalizadas, acusando o país de Médio Oriente de sportswashing, ou seja, utilizar o desporto-rei para mascarar constantes violações dos direitos humanos.

Teme-se que a renovação e construção dos 15 estádios que vão receber o Campeonato do Mundo sejam concluídas com recurso a mão de obra ilegal.