
O Benfica viu-se, este sábado, afastado da final da Liga dos Campeões feminina de hóquei em patins ao perder, nas meias-finais, frente às espanholas do Palau i Plegamans, por 5-2 (2-1 ao intervalo).
A disputar a Final 4 em casa, Barcelona, a formação do Palau i Plegamans, abriu o marcador por intermédio de Carla Fontdeglòria (19’).
Maria Sofia Silva (20’) ainda igualou o placard para as lisboetas, mas, dois minutos mais tarde, Aina Florenza (22’, 48’ e 49’) desfez o empate naquele que viria a ser o primeiro golo de uma grande exibição, coroada com um hat-trick.
Na 2.ª parte, Laura Puigdueta (42, de penálti) foi a última a marcar das catalãs, enquanto Aimée Blackman (46’) ainda chegou a reduzir para 3-2 antes dos dois últimos três tentos de Florenza.
Com este triunfo, o Palau i Plegamans garantiu a discussão do título contra as espanholas do Gijón (domingo, 11h15) que, com dois golos da portuguesa Ana Catarina Ferreira bateram, por 5-4 às compatriotas do Esneca Fraga, detentoras do troféu.
O Benfica procurava regressar à final da Liga dos Campeões, competição que apenas venceu em 2014/15. Único título alcançado por uma equipa lusa, com as restantes edições todas a terem sido ganhas por clubes espanhóis, com destaque para o Voltregà e Gijón, com seis cetros cada.