
Sporting e Benfica acabam de agendar um duelo para 25 de maio, dia que será de atribuição da Taça de Portugal, mas quinze dias antes os rivais de Lisboa terão outra ‘final’, a contar para a Liga 2024/25. Um dérbi na Luz, a contar para a 33.ª e penúltima jornada da prova, que será o primeiro match point na luta pelo título.
Nesta altura, cumpridas 30 de 34 jornadas do campeonato, leões e águias estão em igualdade pontual no topo da tabela classificativa, com vantagem verde e branca no confronto direto (vitória por 1-0 em Alvalade, com golo de Geny Catamo).
Quer isto dizer que, aconteça o que acontecer nas próximas duas rondas, prévias a esse Benfica-Sporting, o título nunca ficará decidido. Mesmo que a equipa de Rui Borges chegasse à Luz com seis pontos a mais, para além da vantagem no confronto direto, os pupilos de Bruno Lage teriam sempre a possibilidade de ganhar ao rival, inverter a situação do confronto direto diante dos seus adeptos, e alimentar a esperança de recuperar os outros três pontos de atraso na derradeira ronda, na qual visitam Braga.
No cenário oposto, mesmo que o Benfica chegasse ao dérbi com seis pontos de vantagem sobre o Sporting, o leão teria ainda a possibilidade de ganhar na Luz, confirmar a vantagem no confronto direto, e depois procurar igualar a pontuação do rival na última jornada, na qual recebe o Vitória de Guimarães.
Importa ainda referir que, caso o cenário que existe agora, de igualdade pontual, se mantenha até ao dérbi, ambas as equipas podem festejar o título na Luz. Aí bastaria ao Sporting uma vitória por 1-0, enquanto que o Benfica teria de vencer por dois golos de diferença para puxar o confronto direto para o seu lado e, nesse contexto, assegurar o título.
Resumindo, nenhum dos candidatos tem a possibilidade de se apresentar no dérbi já como campeão, mas pelo menos um deles entrará em campo com a possibilidade de garantir tal conquista nessa data, 10 de maio.
Dia de match point.