O nome de Henry Ford é sinónimo de inovação automóvel, mas poucos sabem que o seu caminho para o sucesso envolveu um momento crucial—e surpreendente—na história das corridas. O proprietário da equipa NASCAR, Brad Keselowski, partilhou recentemente uma história fascinante sobre como uma única corrida mudou as fortunas de Ford para sempre, apesar do seu desinteresse inicial pelas corridas.

A corrida que mudou as regras do jogo

Em 1901, Henry Ford ainda não era um nome conhecido. A sua primeira aventura automóvel, a Detroit Automobile Company, tinha falhado. Entretanto, Alexander Winton, uma figura dominante nas corridas, era esperado para vencer a corrida de 10 voltas Sweepstakes Car Race em Michigan.

Ford entrou na corrida com um carro construído por si, chamado “Sweepstakes”, apesar de afirmar: “Nunca pensei nada sobre corridas.” A sua motivação não era a glória pessoal—era a sobrevivência. Naquela época, o público via os automóveis como brinquedos para os ricos, e as corridas eram o campo de provas para desempenho e fiabilidade.

Contra todas as probabilidades, Ford derrotou Winton. A vitória não só lhe conferiu credibilidade, mas também atraiu investidores, permitindo-lhe estabelecer a Ford Motor Company em 1903.

O troféu perdido

O prémio da corrida—um deslumbrante conjunto de taças de cristal—tornou-se um item comum na família Ford. Brad Keselowski revelou no podcast de Kelley Earnhardt Miller que o verdadeiro significado da taça foi-se perdendo ao longo do tempo:

“Henry Ford ganha a corrida, e o troféu era este lindo Conjunto de Taças de Cristal. Você não sabe que é um troféu, então esse conjunto de taças ficou na casa dele até o dia em que Henry Ford e sua esposa Clara faleceram. Eles vasculharam a casa e a limparam… despacharam o conjunto de taças porque achavam que era apenas um item doméstico.”

A taça de ponche, provavelmente avaliada em mais de 1 milhão de dólares hoje, simboliza a vitória improvável de Ford e o seu impacto na história automóvel.

De corredor relutante a ícone global

A vitória de Ford foi mais do que uma conquista única. Marcou o início de uma dinastia. O sucesso do seu carro “Sweepstakes” demonstrou que os seus veículos eram não apenas competitivos, mas superiores—um fator crítico para garantir apoio financeiro.

As suas inovações posteriores, incluindo o acessível Modelo T, transformaram o transporte e cimentaram o seu legado.

Como a Ford chegou à NASCAR

Embora Ford inicialmente tenha desconsiderado as corridas, a sua empresa adotou os desportos motorizados como uma parte vital da sua identidade. As corridas proporcionaram uma plataforma para mostrar desempenho, ultrapassar limites de engenharia e conectar-se com os consumidores.

Até meados do século XX, a Ford tornou-se um jogador chave na NASCAR, onde os seus motores e carros impulsionaram alguns dos momentos mais icónicos do desporto. Hoje, a Ford continua a ser uma pedra angular da NASCAR, com equipas como a RFK Racing de Brad Keselowski a levar a bandeira.

O legado da corrida “Sweepstakes”

A corrida de automóveis Sweepstakes de 1901 não foi apenas uma vitória para Henry Ford; foi um ponto de viragem para a indústria automóvel. A decisão de Ford de competir, apesar da sua indiferença pessoal, provou que o sucesso muitas vezes requer sair das zonas de conforto.

Para Keselowski, a história serve como um lembrete da coragem e determinação necessárias para ter sucesso nos desportos motorizados — e nos negócios. Não se trata apenas de ganhar; trata-se de provar o seu valor quando as apostas estão mais altas.

Um legado inestimável

Embora a taça de cristal possa estar perdida para a história, o seu legado perdura. A corrida que ela comemorou lançou as bases para um dos maiores impérios automóveis que o mundo já viu.