No final do jogo frente ao Casa Pia, que o Benfica perdeu por 3-1, Bruno Lage confessou-se irritado e, mais tarde, foi mesmo confrontar um grupo de adeptos que o insultavam.
Mas a polémica instalou-se depois de ter sido divulgado nas redes sociais um áudio do treinador a falar com alguns ‘casuals’, em que se mostra desapontado com os recentes resultados da equipa e critica situações de jogadores “que valem 20 milhões e saem por cinco”.
Lage foi ainda gravado a questionar: “Nos últimos jogos sofremos golos de bola parada porque ninguém salta… como é que mudo essa m****?”
Os esclarecimentos do treinador
Em conferência de imprensa, o treinador lamentou que tenha sido divulgado um áudio de um minuto e meio, “descontextualizado”, de uma conversa que diz ter durado 35 minutos e que “pensava privada”.
“Fui ter com os adeptos da mesma forma que faço quando ganhamos e mostramos a taça e porque senti a desilusão”, começou por explicar.
Sobre algumas críticas apontadas ao plantel no polémico áudio, Lage esclareceu que já eram questões que tinha referido na conferência de imprensa pós-jogo e que também já as tinha “apontado” aos jogadores.
“Antes disto ser divulgado é tudo apontado aos jogadores, fazemos a análise dos erros. (...) A minha exigência com os jogadores tem que ser máxima. (...) Há coisas que é preciso continuar a trabalhar e que foram visíveis nos últimos jogos”, sublinhou.
No entanto, quis deixar claro que assume responsabilidade pelos resultados e pelo “insucesso”, garantindo que continua a “acreditar muito” no plantel, que tem “enorme qualidade”. Tal não implica, ainda assim, que não haja margem para evolução, assumiu.
“Que fique muito claro: a responsabilidade dos resultados e do insucesso é do treinador, sou eu. (...) Continuo a acreditar muito no plantel, tem enorme qualidade, mas podemos evoluir e crescer. O que mais queremos e ainda não conseguimos é a consistência.”
Questionado sobre se esta situação não mina a ambiente no balneário, o técnico dos encarnados recusou de forma veemente, acrescentando que há um “sentimento de união”.
Lage revelou ainda que falou com Rui Costa e que a confiança entre ambos “é mútua”.
Crise no Benfica?
Com a derrota de sábado, o Benfica viu o Sporting isolar-se na liderança do campeonato e pode ainda ser ultrapassado pelo FC Porto, que está a um ponto de distância e recebe este domingo o Santa Clara.