As contas da liderança passam por Rio Maior. Se o Sporting quiser regressar à liderança isolada - Benfica com um jogo a menos - tem de bater o Casa Pia, conjunto que não perde em casa desde agosto, na 25ª jornada da Liga Portugal Betclic.

Comecemos pela formação anfitriã, que se arrisca a ser a revelação da prova - luta acesa com o Santa Clara por essa distinção. Para estar em bom plano, os gansos usam e abusam do fator casa: apenas duas derrotas no campeonato sob essa mesma condição, contra o Santa Clara e o Boavista.

Nesse sentido, o triunfo mais marcante conquistado dentro de portas foi diante do Benfica, o primeiro grande a cair em Rio Maior. Desde essa altura - 25 de janeiro - o padrão casapiano tem sido o mesmo: perder sempre que é visita, vencer sempre que é visitado.

Este domingo, apesar de estar um adversário de peso pela frente, João Pereira já deu o mote: «Temos de entrar sempre da mesma forma. Mesmo não tendo as mesmas armas desses adversários, por questões orçamentais ou infraestruturais, esta equipa tem uma alma muito grande e vai ter de a mostrar em campo.»

Do outro lado, Rui Borges não teve meias-palavras: «Na nossa cabeça só está uma coisa: ser capazes de ser bicampeões. A equipa está bem e tem vindo a demonstrar que está a crescer em termos físicos e de confiança. Estamos melhores, a equipa sente-se melhor individual e coletivamente e acredito que vamos ser cada vez melhores.»

Pela primeira vez desde a saída de Ruben Amorim, o Sporting conquistou duas vitórias consecutivas em 90 minutos e, agora, pela frente vai ter um adversário que nunca abateu o leão.

Além disso, esta semana, os comandados de Rui Borges tiveram toda a semana para descansar e preparar o duelo, algo que apenas aconteceu duas vezes em 2025. O momento parece positivo, os jogadores parecem estar a recuperar, mas a praga das lesões continua a afetar Alvalade.

Nas duas equipas, entre jogadores lesionados ou em dúvida, contamos 14 (!) atletas. Para facilitar, a lista dos possíveis ausentes segue mais abaixo.

Deste modo, os dados estão lançados. A boa forma caseira atrapalhará as ambições do Sporting ou o leão dá seguimento ao bom registo diante do Casa Pia e continua de três em três a somar?