O treino livre do GP da Tailândia de Moto2 assistiu a um assustador acidente, que no entender de Marc Márquez tem de resultar em penalizações – que, de facto, resultou.

Tony Arbolino (Elf Marc VDS/Kalex) estava parado com problemas na entrada da via das boxes depois de uma queda na curva 11, e Zonta van den Goorbergh (RW-Idrofoglia Racing GP/Kalex) vinha distraído e atingiu-o com violência. Um comissário de pista que estava no local por pouco não foi atingido.

Os dois foram admoestados: Arbolino em três lugares na grelha de partida por não respeitar a instrução de voltar às boxes pela estrada de serviço depois da queda; e van den Goorbergh com o arranque da via das boxes por não respeitar a zona de bandeiras amarelas.

Marc Márquez, piloto da Gresini no MotoGP, foi abordado para comentar o ocorrido, reconhecendo que não é um incidente que se deseje ter e que van den Goorbergh podia não estar atento:

Claro que ninguém quer fazer esse tipo de coisas, mas parece que ele perdeu um bocado a concentração. É verdade que é bastante difícil calcular, porque em pista sentes que estás lento. E então, ele chegou ali, mas chegou bastante rápido. Foi uma situação de azar, mas bastante perigosa.

Posto isto, o espanhol considera que o holandês merecia a penalização: ‘É claro, não foi de propósito, mas precisas de penalizar porque este tipo de contactos são bastante perigosos para ele mesmo, para o outro piloto, e para o comissário’.