Só falta saber o desenho final do Grupo D. Esta madrugada, nos Estados Unidos, jogaram-se as últimas partidas do Grupo C e surgiu mais uma surpresa: os Estados Unidos, anfitriões da prova, foram eliminados.

Perante o Uruguai, equipa que já estava apurada depois de duas vitórias nos dois primeiros jogos, a equipa norte-americana não conseguiu ser mais forte, mesmo apesar de uma exibição mais pálida por parte do adversário.

O único golo do jogo surgiu aos 66', por Mathias Olivera, e os EUA não foram capazes de reagir a tempo, tendo ainda em conta que, no outro jogo, o Panamá estava a fazer o seu trabalho para a passagem.

Contra a Bolívia, a equipa centro-americana colocou-se em vantagem logo aos 22', mas teria de sofrer para chegar, pela primeira vez na história, aos quartos de final da Copa América.

Fortes no jogo, sabendo que um feito inédito estava ao virar da equipa, os jogadores do Panamá mostraram-se sempre por cima dos bolivianos, mesmo apesar de uma reação que podia ter deitado tudo a perder.

Bruno Miranda, aos 69', empatou o jogo, mas a noite seria mesmo do Panamá: Eduardo Guerrero (79') e César Yanis (91') soltaram a festa do Panamá, a primeira equipa da América Central a estar nos quartos da Copa América.

Agora, resta a Uruguai e Panamá esperarem por adversário. O Uruguai, vencedor do Grupo C, vai cruzar com o segundo do Grupo D, enquanto o Panamá vai defrontar o vencedor desse mesmo grupo. A Colômbia já lá está e o Brasil está quase...