
O reinado inegável de Max Verstappen sobre os seus colegas de equipa da Red Bull durante seis temporadas consecutivas de Fórmula 1 deixou muitos a questionar – será que Liam Lawson pode ser aquele que desafiará este status quo em 2025? Como novato, o desempenho recente de Lawson no circuito de testes do Bahrein deu-nos um primeiro vislumbre do seu potencial.
A volta mais rápida de Lawson no Bahrein valeu-lhe a 11ª posição entre os 20 pilotos, ficando a seis décimos mais lento do que Verstappen. Embora a sua corrida tenha sido afetada por uma doença, que resultou em menos voltas do que Lance Stroll, o único piloto a completar menos voltas, é importante notar que estes tempos de teste podem ser enganosos. Vários fatores, como mau tempo e problemas técnicos com o carro da Red Bull, impactaram o seu desempenho.
Fazer comparações diretas entre Lawson e Verstappen com base nestas corridas de teste seria prematuro, particularmente tendo em conta o contraste acentuado nas condições de pista nos dias em que cada um teve a sua corrida completa. No entanto, vale a pena notar que os observadores da equipa de F1 da The Race notaram as dificuldades de Lawson com o RB21 em várias ocasiões, semelhante às experiências de Verstappen.
O chefe da equipa Red Bull, Christian Horner, elogiou o feedback técnico de Lawson, enfatizando a sua consistência com a de Verstappen. Esta observação acrescenta mérito à teoria que tem circulado no seio da equipa Red Bull – Lawson pode ser uma melhor escolha do que os seus predecessores.
O ‘zero de corrida’ de Lawson difere marcadamente da tumultuada pré-temporada de Pierre Gasly em 2019, que o colocou com o pé esquerdo em relação a Verstappen. Ao contrário de Gasly, que se despistou duas vezes durante a pré-temporada, Lawson demonstrou um desempenho louvável, levando o carro ao seu limite sem erros significativos. Além disso, Lawson parece estar a evitar a atmosfera tensa na garagem que afetou as temporadas anteriores de Gasly e Sergio Perez.
Scott Mitchell-Malm, reportando no The Race F1 Podcast após os testes, notou uma mudança distinta na atmosfera da garagem com a chegada de Lawson – um sopro de ar fresco, chamou-lhe. Ele também destacou o comportamento calmo e confiante de Lawson, apesar de um primeiro teste comprometido com a Red Bull.
É importante lembrar que Lawson ainda não enfrentou Verstappen diretamente. Embora muitos pilotos da Red Bull tenham iniciado a temporada na esperança de superar Verstappen, muitas vezes foram deixados para trás. Lawson, no entanto, não tem como objetivo ultrapassar Verstappen. As expectativas da Red Bull em relação a ele, pelo menos por agora, são que seja um segundo piloto fiável para apoiar Verstappen e as aspirações do campeonato da equipa.
A média de diferença de qualificação de Perez para Verstappen ao longo da sua estadia de quatro anos foi de 0,452 segundos. Esta será a barra imediata que Lawson precisará ultrapassar para provar o seu valor como um sucessor digno. Além disso, o facto de Perez ter contribuído com menos de 26% dos pontos da Red Bull em 2024 é um marco que Lawson terá que se esforçar para superar.
Em termos de qualificação, Lawson precisará de superar o ritmo de 0,567s mais lento de Gasly em relação a Verstappen durante a sua temporada de 2019 e o ritmo de 0,671s mais lento de Albon em 2020. Se Lawson conseguir chegar ao Q3 sem problemas na Austrália, será um feito inédito para um novato da Red Bull.
Os picos de Perez na Red Bull foram, sem dúvida, impressionantes, particularmente durante 2021 até o início de 2023, quando até deu luta a Verstappen. No entanto, a sua incapacidade de acompanhar a evolução do carro e as novas exigências levou, em última análise, à sua queda. O feedback de Lawson, semelhante ao de Verstappen, pode oferecer uma esperança de que ele consiga adaptar-se melhor ao desenvolvimento do carro.
Embora seja cedo demais para prever se Lawson terá o mesmo destino que Gasly, Albon e Perez, a sua performance inicial indica que ele tem uma chance de lutar para começar com o pé direito.