Doug Boles, o recém-nomeado presidente da IndyCar Series, fez a sua primeira aparição oficial no Sebring International Raceway, onde se reuniu com proprietários de equipas, pilotos e a equipa que agora lidera sob a Penske Entertainment. Para além deste cargo, Boles continua a sua função como presidente do Indianapolis Motor Speedway (IMS), uma posição que ocupa desde 2013, após o seu mandato como VP de comunicações.

Reconhecido pela sua energia jovial no IMS, Boles exibiu uma mudança notável no seu comportamento ao assumir o seu novo papel, demonstrando a significativa responsabilidade que agora carrega. A sua transição foi recebida com apoio unânime dos gestores de equipas, que ao longo dos anos desfrutaram de relações descontraídas com ele. O paddock acolheu Boles não apenas como um colega, mas como um aliado, depositando as suas esperanças nele para abrir uma nova era de sucesso para a IndyCar.

Boles herda também os aspectos desafiantes do seu novo papel, tornando-se o primeiro ponto de contacto para quaisquer queixas, grandes problemas ou desabafos, uma tradição mantida por todos os presidentes anteriores da IndyCar. Segundo um veterano do paddock, Boles ainda não enfrentou todo o peso do cargo, comentando: “Esperem até ele ter Chip Ganassi a respirar fogo ao telefone, a arrancar pedaços do seu (trasero)… isto não é um leito de rosas para se deitar.”

Numa entrevista com a RACER em Sebring, Boles partilhou as suas reações iniciais e perceções sobre a sua nova posição. Ele expressou a sua intenção de se familiarizar com todos os aspectos do complexo papel, prometendo que discussões mais aprofundadas se seguiriam nas próximas semanas e meses.

Boles descreveu a sua primeira semana no trabalho como um turbilhão, focando-se em entender o alcance das suas responsabilidades e reconectando-se com os proprietários, pilotos e gestores de equipas. Ele reconheceu as diferenças entre gerir uma única instalação como o IMS e lidar com as responsabilidades mais amplas da IndyCar, enfatizando a sua prontidão para priorizar e preparar-se para a primeira corrida.

Boles também falou sobre a sua relação de trabalho com Roger Penske, proprietário do IMS, destacando a abertura de Penske a ideias diversas e a sua receptividade a feedback. Mencionou casos em que contestou algumas das ideias de Penske e se envolveu em discussões produtivas, uma dinâmica que espera continuar no seu novo papel.

Boles, um experiente executivo de equipa da era da Indy Racing League dos anos 90, destacou o seu plano de se envolver diretamente, afirmando que a participação direta e a compreensão dos desafios são o único caminho a seguir. Enfatizou a sua prontidão para mergulhar e começar a fazer a diferença, particularmente nas áreas de marketing e PR.

Boles também destacou algumas das tarefas críticas que se avizinham, incluindo o desenvolvimento de um novo design para a IndyCar, potenciais novas regras para motores e a garantia do compromisso a longo prazo dos atuais fabricantes, Chevy e Honda. Sublinhou a sua necessidade de se atualizar sobre estes assuntos e de se envolver em discussões frutuosas com as partes interessadas.

Finalmente, Boles expressou gratidão pela calorosa recepção que recebeu da comunidade da IndyCar, descrevendo as respostas positivas como “avassaladoras.” Também notou a importância da parceria com a FOX, afirmando a sua intenção de utilizar as suas habilidades de marketing e promoção para ajudar a IndyCar a recuperar a sua antiga glória. Boles está otimista em trabalhar de perto com o chefe da FOX Sports, Eric Shanks, e a equipa de produção, afirmando que acredita que a parceria será benéfica para a série.