Noite de estreia do novo formato da Liga Europa com muitos jogos para animar a tarde/noite desta quarta-feira. Entre o empate em Old Trafford, o domínio da Lazio, a vitória do Galatasaray e o equilíbrio entre Nice e Real Sociedad... há muito para contar.
Erik Ten Hag recebia no seu teatro dos sonhos, o clube onde ele próprio já fez sonhar: o FC Twente. Os neerlandeses chegavam a Inglaterra com vontade de estragar o bonito reencontro entre Erik e o atual quarto classificado da Eredivisie.
Com Bruno Fernandes, Diogo Dalot e Manuel Ugarte no onze inicial, foi mesmo o experiente Eriksen o elemento desequilibrador nos primeiros 45 minutos. Bruno encontrou Dalot na área adversária que, ao não conseguir dominar o esférico da melhor forma, acabou por o deixar «a jeito» para a bomba de Christian Eriksen. O dinamarquês enviou a bola ao ângulo superior esquerdo da baliza de Unnerstall.
Vantagem justa dos Red Devils ao intervalo. Na segunda metade da partida, o médio internacional pela Dinamarca foi do sonho ao pesadelo em poucos segundos. Uma desatenção na fase de construção do Manchester United, permitiu a Sam Lammers seguir isolado em direção da baliza de Onana. Na cara do camaronês, o avançado de 27 anos não vacilou. Resultado final: 1-1.
Outros jogos da noite:
Num dos jogos «grandes» da noite, a Real Sociedade deslocou-se até Nice e não conseguiu melhor do que um empate no terreno do sétimo classificado da Ligue 1. Barrenetxea abriu o marcador à passagem do minuto 18, mas Rosario restabeleceria a igualdade no marcador em cima do final da primeira metade. Nos segundos 45 minutos o resultado não se alterou (nota para a grande penalidade falhada por Guessand).
O Galatasaray recebeu e venceu o PAOK por 3-1 em Istambul. Depois de uma primeira metade sem golos, o primeiro da partida surgiu por uma infelicidade de Abdul Baba que fez o esférico entrar na baliza errada. Os gregos reagiram e conseguiram mesmo chegar apo empate (67'). A reação turca não demorou e nove minutos depois chegaria o golo de Akgun. A partida não terminaria sem Mauro Icardi molhar a sopa e fazer o 3-1 final.
A Lazio e o Dynamo Kyiv defrontavam-se em terreno neutro dadas as circunstâncias vividas atualmente na Ucrânia. Os italianos entraram sem piedade e resolveram a partidas nos primeiros 45 minutos. Boulaye Dia abriu o marcador (5'), Dele-Bashiru dilatou a vantagem aos 34' e no minuto seguinte Dia bisava com um belo golo de cabeça. Nota para as expulsões de Bragaru e Noslin aos 72 e 82 minutos, respetivamente.
Nas restantes partidas o AZ Alkmaar venceu o Elfsborg por 3-2, o Anderlecht recebeu e venceu o Ferencvaros por 2-1, o Slavia Praga deslocou-se até ao estádio do Ludogorets para levar de vencida a equipa da casa por 0-2 e ainda a igualdade a um entre Midtjylland. e Hoffenheim.