
Numa reviravolta desconcertante nos recentes IMSA VP Racing SportsCar Challenge no renomado Circuito das Américas, um inesperado duplo DNF (Did Not Finish) abalou a fraternidade do automobilismo. O incidente deixou os espectadores e comentadores a coçar a cabeça, perguntando: “Como é que isto aconteceu?”
A experiente equipa da Gebhardt Intralogistics Motorsports estava a conduzir a corrida com confiança, com os seus dois Duqueine D08s operados pelo formidável Valentino Catalano e pelo proficiente Oscar Tunjo. Catalano, o atual campeão da Prototype Cup Germany, já tinha marcado a sua supremacia ao conquistar duas vitórias em Daytona no vermelho No. 30 Duqueine.
Markus Pommer, o co-campeão de 2024, estava conspicuamente ausente devido a problemas de saúde. O seu lugar foi preenchido com destreza por Tunjo, que anteriormente tinha terminado em segundo lugar em relação a Pommer na série de 2023. Tunjo, a conduzir o violeta No. 31, garantiu a pole position para a primeira corrida.
À medida que a primeira corrida avançava, Tunjo manteve a liderança durante a maior parte dos primeiros 45 minutos, apenas para ser ultrapassado por Catalano com apenas sete minutos restantes no cronómetro. No entanto, numa reviravolta chocante, ambos os pilotos, que estavam quase um minuto à frente do terceiro classificado Jonathan Woolridge com o Ligier JS P320, começaram a abrandar simultaneamente com cerca de 90 segundos restantes na corrida. Esta paragem abrupta permitiu que os veículos que vinham atrás os ultrapassassem.
Este incidente inesperado levou Woolridge e a MLT Motorsports a conquistar a vitória. No entanto, as discussões pós-corrida foram dominadas pela desconcertante paragem dos dois Duqueines da Gebhardt. A ocorrência incomum de dois carros, especialmente da mesma equipa, ficarem sem combustível perto do final da corrida, deixou todos perplexos.
As especulações eram muitas sobre a dupla ficar sem combustível, e estas foram confirmadas mais tarde, embora com uma reviravolta. Fritz Gebhardt, da equipa Gebhardt, revelou um problema com o seu sistema de reabastecimento recentemente adquirido nos EUA. “O nosso sistema de reabastecimento calculou incorretamente as quantidades de combustível, bombeando seis litros a menos para os tanques do que o necessário, fazendo com que ambos os Duqueines ficassem inesperadamente sem combustível,” elaborou ele.
O incidente proporcionou uma mistura de desconforto e humor, especialmente para a equipa Gebhardt. No entanto, Catalano conseguiu canalizar a sua frustração de forma positiva, recuperando-se para garantir uma vitória na segunda corrida. Esta marcou a sua terceira vitória no VP Racing Challenge nesta temporada e alargou a sua liderança no campeonato de pilotos LMP3.
Tunjo também demonstrou um desempenho impressionante ao longo do fim de semana. Apesar de um problema na caixa de velocidades e uma penalização de 10 segundos por exceder os limites da pista, terminou em segundo lugar atrás de Catalano.
Refletindo sobre o incidente, o gestor da equipa Gebhardt, Karl Jennings, expressou satisfação com o desempenho geral da equipa. “Só podemos estar felizes com o nosso desempenho. Os nossos dois carros lideraram consistentemente o pelotão, o que é um resultado positivo. Agora estamos a preparar-nos para a próxima corrida, garantindo que eliminamos tais problemas no futuro,” afirmou ele.
A próxima corrida da série IMSA está agendada para acontecer três meses depois, no Mid-Ohio Sports Car Course, de 6 a 8 de junho.