No passado domingo, Francesco Bagnaia obteve a sua décima vitória em Grande Prémio na temporada de 2024 do MotoGP – entrando para um leque restrito de seis pilotos ao longo da história a conseguirem pelo menos dez triunfos num ano.

O último a alcançar tal feito antes do italiano foi Marc Márquez, em 2014 e 2019. Da lista fazem também parte Giacomo Agostini, Mick Doohan, Valentino Rossi e Casey Stoner.

Todos eles foram campeões quando ganharam dez corridas num ano. Algo que Bagnaia pode não conseguir este ano: a uma ronda do fim está a 24 pontos do líder, Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati).

São, naturalmente, eras diferentes. Quando, por exemplo, Agostini ou Doohan competiam, ganhar dez corridas significava quase monopolizar as vitórias, tendo em conta que os calendários tinham cerca de 15 rondas.

E, atualmente, há as corridas Sprint – que estão, este ano, a inclinar a balança para o lado de Martín. Sendo, porém, também verdade que o espanhol não deixa de ser consistente nas corridas principais falhando o pódio apenas quatro vezes.