O diretor da equipa Williams, James Vowles, elogiou o novato Franco Colapinto após o argentino ter conseguido um impressionante resultado entre os 10 primeiros na qualificação, na sua segunda corrida de Fórmula 1, durante o Grande Prémio do Azerbaijão. A performance do jovem piloto ocorreu apesar de um contratempo inicial, quando se despistou durante os treinos de sexta-feira, encurtando a sua sessão e deixando a equipa a correr para fazer reparações.

Colapinto, que nunca tinha corrido no complicado circuito urbano de Baku, recuperou do seu acidente na FP1 com uma deslumbrante aparição na Q3, garantindo o nono lugar no grid. A sua performance também o viu qualificar-se à frente do seu colega de equipa mais experiente, Alex Albon, marcando a primeira vez desde o Grande Prémio da Grã-Bretanha de 2022 que alguém que não Albon se qualifica à frente num Williams.

Vowles, que tomou a ousada decisão de substituir Logan Sargeant por Colapinto a meio da temporada, afirmou que o jovem de 21 anos já estava a provar que a mudança foi a decisão certa.

“Espero que o mundo possa ver o que nós estávamos a ver agora e porque é que ele merece uma oportunidade naquele lugar,” disse Vowles à SiriusXM. “Ele deixou-me orgulhoso, realmente deixou — segunda corrida, pista onde nunca esteve antes, cometeu um erro, mas recuperou.”

Depois de ter perdido grande parte da FP1 e de ter evitado por pouco outro acidente na FP2, a resiliência de Colapinto e a sua melhoria constante na FP3 permitiram-lhe brilhar na qualificação. Apesar de um pequeno erro na secção do castelo que lhe custou cerca de 0,3 segundos, Vowles estava cheio de admiração pela recuperação e pelo ritmo de qualificação do novato.

“Ele recuperou-se suavemente para o FP3, e a qualificação é a qualificação. É aí que brilhas, e ele foi excecional,” disse Vowles. “Ele está a lutar com o Alex, que é imensamente forte. É um bom reconhecimento.”

A qualificação de Albon, no entanto, foi manchada por um incidente bizarro no Q3. A equipa deixou acidentalmente um ventilador de arrefecimento ligado à caixa de ar do carro, forçando Albon a parar na saída dos boxes e a remover o ventilador ele próprio, o que lhe custou tempo valioso. Como resultado, perdeu a oportunidade de completar uma última volta rápida.

Vowles reconheceu o erro, atribuindo-o a um tempo de recuperação comprimido e a uma falha no protocolo. “Instalámos um ventilador permanente em vez de manter um ventilador temporário, o que não deveríamos ter feito dado o tempo curto disponível,” explicou. “Temos de analisar por que isso aconteceu e como poderíamos ter detetado isso mais cedo.”

Apesar do erro, a Williams entra na corrida de domingo com ambos os carros no top 10, atrás apenas de Fernando Alonso entre as equipas do meio do pelotão. Vowles mantém-se otimista de que tanto Colapinto como Albon possam converter as suas fortes posições na grelha em pontos valiosos.

“As long runs na sexta-feira foram competitivas em relação à Aston Martin,” disse Vowles. “Deveríamos estar numa posição onde estamos pelo menos a lutar com eles. O verdadeiro foco é ter dois carros a terminar nos pontos. Isso tem de ser o que levamos connosco.”

Com Colapinto a mostrar promessas precoces e o ritmo de Albon ainda forte, a Williams parece pronta para lutar por pontos cruciais num meio do pelotão que tem sido intensamente competitivo nesta temporada.