A Corrida: Bagnaia foi o primeiro a terminar as 24 voltas do Grande Prémio do Japão e fica a 10 pontos do seu rival Jorge Martín.
Na 16ª prova da temporada, o italiano da Ducati foi mais forte do que os seus adversários, deixando Jorge Martín no segundo lugar, a 1,189 segundos, e Marc Márquez no último lugar do pódio, a 3,822.
Foi Pedro Acosta que partiu na pole position, mas Bagnaia, ainda antes da primeira curva, ultrapassou o espanhol logo no arranque. A partir daí, o atual campeão em título manteve-se na liderança da corrida e a sua posição não se alterou até à bandeira axadrezada.
Jorge Martín, segundo classificado no Grande Prémio, partiu do 11º lugar e só precisou de cinco voltas para chegar à frente da corrida. Antes da prova, tinha 21 pontos de vantagem relativamente ao italiano e, agora, só 10 pontos separam os dois rivais na luta pelo campeonato.
O duelo pelo terceiro posto também esteve animado entre Marc Márquez e Enea Bastianini, mas o espanhol conseguiu levar a melhor, resistindo a alguns erros seus. Morbidelli terminou em quinto lugar, garantindo o Top 5 só de Ducati.
Na sexta posição ficou Brad Binder, com a KTM oficial, que terminou a prova depois de ter desistido da corrida Sprint devido a problemas técnicos. Bezzechi e Di Giannantonio deram os sétimo e oitavo lugares para a Ducati, enquanto que Aleix Espargaro e Jack Miller fecharam o Top 10.
Zarco e Quartararo foram 11º e 12º, Nakagami e Marini terminaram em 13º e 14º. Raul Fernandez fechou a corrida no último lugar pontuável.
Destaque para Pedro Acosta que largou na primeira posição, mas, mais uma vez, caiu e teve que abandonar a corrida.
Piloto do dia:
Francesco Bagnaia – O bicampeão mundial fez uma autêntico passeio no circuito do Japão e garantiu mais uma vitória para a Ducati. Soube passar para a frente da corrida e liderou durante as 24 voltas, resistindo à pressão de Jorge Martín. Está a chegar perto do título e só precisa de superar os 10 pontos de vantagem de Martín.
Desilusão do dia:
Pedro Acosta – Foi um fim de semana para esquecer para o rookie que voltou a perder a oportunidade de vencer um Grande Prémio. Na corrida Sprint também tinha sofrido uma queda e, após sair da pole position, voltou a cair no traçado.