A NTT IndyCar Series apresentou um sistema de charter inovador que garantirá 25 inscrições em cada corrida, com exceção da Indianapolis 500. Esta mudança significativa tem como objetivo proporcionar um valor adicional aos proprietários de equipas e remodelar o panorama do desporto.

Os proprietários de 10 equipas estabelecidas aceitaram charters para 25 inscrições, com o número de charters disponíveis para cada proprietário baseado no número de participantes a tempo inteiro nas últimas duas temporadas. Cada equipa está limitada a três charters, uma medida destinada a manter o equilíbrio e garantir a estabilidade dentro da série.

Uma Nova Era de Valor para os Proprietários de Equipas

A introdução do sistema de charter é uma medida estratégica para aumentar o valor da propriedade de equipas na IndyCar. Além de ativos físicos como carros, ferramentas e transportadores, os charters agora acrescentam um valor tangível ligado à entrada em eventos da série. Estes charters podem ser vendidos a partes interessadas, com o seu valor impulsionado pela procura do mercado.

“Este é um desenvolvimento importante que demonstra uma visão alinhada e otimista para o futuro do nosso desporto,” disse o Presidente e CEO da Penske Entertainment, Mark Miles. “Quero expressar a minha sincera apreciação aos nossos proprietários de equipas pela sua colaboração e ideação ao longo deste processo. No final, estamos satisfeitos por ter um sistema em vigor que proporciona maior valor para a nossa propriedade e as inscrições que eles apresentam.”

Inscrições Garantidas, Exceto para a Indy 500

Com o novo sistema, cada entrada com carta de condução tem garantido um lugar na grelha para cada corrida, exceto para as 500 Milhas de Indianápolis, onde a tradicional eliminação baseada na qualificação ainda ocorrerá. Os 25 carros com carta de condução irão competir contra entradas sem carta, sendo a única distinção a entrada garantida para os carros com carta no caso de um tamanho máximo de grelha.

A nova estrutura também afeta a batalha ao longo da temporada pelo programa Leaders Circle, que atribui incentivos financeiros significativos às 22 melhores entradas. Apenas as entradas com carta de condução serão elegíveis para este programa, acrescentando mais uma camada de valor para as equipas que detêm cartas.

Uma Mudança Marcante para a IndyCar

“Quando olhamos para trás na era moderna das corridas da IndyCar, vamos recordar alguns momentos importantes, sendo o primeiro a unificação do desporto, o seguinte a compra da IndyCar Series e do IMS por Roger Penske, e eu acredito verdadeiramente que o terceiro será o sistema de cartas,” disse Chip Ganassi, enfatizando a importância desta mudança.

Como parte do acordo, cada equipa está limitada a três cartas, levando a uma esperada redução entre as equipas maiores como a Chip Ganassi Racing, que atualmente tem cinco carros a tempo inteiro, mas irá reduzir para três a partir de 2025. Esta redução reflete o incentivo reduzido para operar mais de três carros, dado o foco no programa Leaders Circle.

Implementação e Perspectivas Futuras

O sistema de charter tem vindo a ser desenvolvido ao longo de um ano, com extensas discussões e modificações envolvendo o proprietário da série, Roger Penske, e os principais proprietários de equipas. Com um acordo unânime agora em vigor, o sistema será implementado a partir da abertura da temporada de 2025 em St. Petersburg. O acordo de charter compromete os proprietários das equipas a este novo sistema até ao final da temporada de 2031.

Esta medida histórica é esperada para estabilizar a grelha da IndyCar, oferecendo uma nova camada de segurança para as equipas e criando um ambiente mais previsível e sustentável para o crescimento do desporto. À medida que a série inicia este novo capítulo, o sistema de charter está prestes a ser um momento definidor na evolução das corridas de IndyCar.