Apesar de um desempenho menos que estelar no circuito da NASCAR, o Legacy Motor Club, liderado pelo vencedor de sete títulos da NASCAR Cup Series, Jimmie Johnson, está prestes a passar por uma grande mudança. Uma recente colaboração estratégica com a Knighthead Capital Management está a acender novas ambições que vão muito além da NASCAR.

Johnson, durante a transmissão da corrida das 24 Horas de Daytona, insinuou este horizonte mais amplo, afirmando que o Legacy Motor Club estará a manter um “olho aberto” para novas oportunidades e potenciais expansões. Estes comentários, que inicialmente pareciam ambiciosos, estão agora a ganhar credibilidade à medida que a equipa demonstra um progresso significativo, alinhando a sua trajetória com o modelo da Trackhouse Racing.

Durante uma recente viagem a Londres, Johnson explorou estas possibilidades de expansão a sério. Ele explicou que Londres é um centro fervilhante para equipas de F1, abrigando tudo, desde infraestruturas de vendas e marketing até engenheiros e técnicos. Traçando paralelos entre Londres e Charlotte, o centro da NASCAR, Johnson destacou a crescente compatibilidade entre diferentes plataformas de corrida, particularmente com o advento do carro Next Gen.

A expansão da Trackhouse Racing além da NASCAR estabelece um precedente para as ambições do Legacy Motor Club. As iniciativas da Trackhouse na MotoGP e nas 24 Horas de Daytona têm sido significativas, e Johnson expressou admiração pelo seu modelo de expansão. As ambições do ex-piloto da HMS vão além da NASCAR, visando deixar a sua marca em vários desportos motorizados.

Os planos de expansão de Johnson também dependem fortemente de investimento privado, fundos de patrocínio e, crucialmente, do apoio de Fabricantes de Equipamento Original (OEM). O Legacy Motor Club parece ter assegurado o apoio necessário da Toyota, com Johnson a expressar otimismo sobre as oportunidades que esta parceria apresenta.

Inicialmente, parecia que a expansão do Legacy Motor Club estaria confinada a séries e eventos americanos. No entanto, graças à sua parceria com a Knighthead, Johnson pode direcionar a equipa para um reconhecimento global através do Campeonato do Mundo de Resistência.

Johnson expressou a sua preferência pelo Campeonato do Mundo de Resistência em várias ocasiões, e a associação da Knighthead com a equipa Jota reforça esta potencial expansão. A visão de Johnson para o Legacy Motor Club é uma plataforma global abrangente que possa competir em múltiplos eventos de corridas.

Para alcançar essas aspirações globais, Johnson está empenhado em fazer contratações chave, colocando as pessoas certas em posições estratégicas para gerir e liderar. O seu envolvimento ativo no papel de proprietário da equipa sugere a seriedade destas ambições, embora o seu programa na NASCAR precise de alguns ajustes.

A transição da equipa de Chevrolet para Toyota tem sido desafiante, tornando 2024 um ano de testes. No entanto, um início promissor em 2025, marcado pelo terceiro lugar de Johnson nas 500 Milhas de Daytona e uma vitória controversa de Duel por Erik Jones, indica que a equipa está a preparar-se para um potencial avanço.

Com Johnson ao leme, as aspirações globais do Legacy Motor Club podem em breve tornar-se uma realidade.