O Penafiel sofreu, mas reforçou a liderança da Liga 2, ao vencer este domingo na receção à UD Leiria (1-0), partida referente à 7.ª jornada.

A equipa visitante até começou melhor o encontro, a colocar o Penafiel em sentido – valeu ao conjunto da casa a falta de pontaria de Juan Muñoz (5’) –, mas acabou surpreendida num contra-ataque que fez mossa no marcador.

Foi à passagem do minuto 15, depois de Víctor Rofino protagonizar duelo com Manuel Baldé na área do Penafiel, que a antecipação do guarda-redes deu início à resposta dos anfitriões, culminando no golo inaugural de Diogo Batista, assistido por Zé Leite.

A reação dos visitantes não tardou, mas chegou sem impacto: Crystopher (31’) e Juan Muñoz (32’) falharam o alvo, Marc Baró ameaçou num livre que Baldé só segurou… à terceira (35’) e Ryan viu o guardião não facilitar num remate fora da área (42’).

Pese a pressão leiriense, a primeira grande ameaça pós-intervalo foi do Penafiel, que só não ampliou porque a barra negou o golo a Reko (55’), minutos antes de um susto, leia-se corte de Gabriel Barbosa que rondou autogolo.

Soco no estômago da equipa de Hélder Cristóvão foi a expulsão de João Silva, que viu o segundo amarelo por simular penálti, aos 65’. Com menos um, o técnico do Penafiel lançou o central Gustavo Fernandes para suster a pressão da equipa do Lis.

D’avilla (67’) e Ryan (69’) não conseguiram o empate, Crystopher, do meio da rua, também não, culpa de Baldé (80’), à semelhança de Bura, aos 84'. Já na compensação, o Penafiel ficou reduzido a nove jogadores, por expulsão de Maga (segundo amarelo), mas foi o último contratempo sofrido, já que no último lance do jogo a UD Leiria falhou o 1-1, num cruzamento de Crystopher que não teve desvio feliz.

A turma de Hélder Cristóvão segue invicta na liderança da Liga 2, com 17 pontos, a UD Leiria ocupa a 8.ª posição, à condição, com 9 pontos.