Andrea Dovizioso sabe o que é colocar um moto no caminho vencedor e foi um dos principais pilotos a fazê-lo com a Ducati Desmosedici, sendo crucial para que a moto italiana hoje chegasse ao ponto a que chegou. No entanto e apesar das evoluções, em pista admitiu que gostava de mais do que se via anteriormente.

O piloto de testes da Yamaha, temporariamente e no lugar de Cal Crutchlow, esteve em conversa com o Motosprint e explicou que ainda que as evoluções técnicas sejam claras e visíveis nas motos de atualmente, isso faz com que a pilotagem em si seja depois diferente e menos espetacular, conforme deu a entender:

– A moto está demasiado relacionada tecnicamente com o quão bem está feita. A nível de engenharia, as motos atuais são muito melhores, mas a nível de pilotagem, gosto mais da luta de antigamente, quando podias fazer mais manobras.

Estas afirmações de Dovi parecem ir um pouco de encontro ao que o próprio Casey Stoner tem dito, no que toca à evolução das motos, que dadas as evoluções da aerodinâmica colocam a ênfase mais na moto do que no próprio talento dos pilotos. Não sendo necessariamente essa a opinião de Dovizioso, a verdade é que é pelo menos a sua ideia que efetivamente existem menos momentos com os pilotos como protagonistas.

Por: AM