Os NAPA, com a canção Deslocado, venceram a 58.ª edição do Festival da Canção e vão representar Portugal na Eurovisão, que terá lugar em Basileia, na Suíça, em maio.

O tema vencedor foi escolhido através do sistema de votação habitual, com metade da pontuação a ser atribuída por um júri, composto por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas, e a outra metade pelo voto do público. Deslocado ficou em segundo lugar na votação do público e em quarto lugar na do júri, com um total de 17 pontos.  

Diana Vilarinho, com a canção Cotovia, ficou com os mesmos pontos, mas, em caso de empate, prevalece a escolha do público. Em terceiro lugar, com 16 pontos, ficou Fernando Daniel, com Medo. Henka, com I Wanna Destroy U, terminou na quarta posição, e foi obteve a pontuação máxima do público através do televoto. 

As meias-finais da Eurovisão estão marcadas para 13 e 15 de maio e a final para dia 17. Portugal atua na primeira semifinal. Em 2024, Iolanda foi a representante de Portugal, com Grito, e alcançou o 10.º posto. Nemo, com The Code, deu a vitória à Suíça. 

Em 2017, Portugal venceu pela primeira e única vez o concurso com a canção Amar pelos dois, de Luísa Sobral, interpretada por Salvador Sobral.