Primeira Liga, 28.ª jornada: domingo, 6 de abril de 2025, 20h30

A ANTEVISÃO: CLÁSSICO QUENTINHO NO DRAGÃO

Se um FC Porto-Benfica é sempre um jogo especial, um que se dispute nas últimas jornadas do campeonato, com, pelo menos, uma das equipas a ter hipóteses reais de título, ganha uma dimensão ainda maior.

Separados por nove pontos, dragões e águias enfrentam-se às 20h30 deste domingo, num encontro que pode revelar-se decisivo para as contas finais do campeonato.

Por um lado, o conjunto orientado por Bruno Lage, atualmente com os mesmos pontos que o líder Sporting, sabe que não tem margem de erro e encara o encontro com o objetivo de aproveitar uma eventual escorregadela dos leões frente ao SC Braga.

Por outro, a formação de Martín Anselmi sabe que tudo o que não seja um resultado positivo, isto é, uma vitória, traduzir-se-á num adeus praticamente definitivo às ambições de reconquistar o título de campeão nacional, se é que estas ainda existem.

Os portistas chegam a este encontro depois de Martín Anselmi ter somado dois triunfos consecutivos pela primeira vez desde que chegou a Portugal.

Relativamente ao onze azul e branco, esse parece agora mais estabilizado, com Iván Marcano a ser opção após longa paragem por lesão, Eustáquio no eixo da linha defensiva de três elementos e Rodrigo Mora com liberdade para circular e criar.

Olhando para o boletim clínico, Cláudio Ramos está de volta às opções do FC Porto, cujos únicos indisponíveis são Vasco Sousa e Grujic, ambos a recuperar de operações.

O Benfica, mais maduro e crescido, se assim lhe podemos chamar, em termos técnico-táticos, procura dar sequência à série de oito vitórias consecutivas que leva.

Na procura por este objetivo, as águias sabem que não poderão contar com um elemento que foi titular na jornada passada, isto na medida em que Renato Sanches se junto a Manu Silva e Alexander Bah na lista de lesionados. Já Tomás Araújo, que tem estado a contas com problemas físicos, deve regressar à titularidade.

Este será o confronto 256 entre os dois clubes, sendo que, até aqui, registaram-se 102 vitórias do FC Porto, 62 empates e 92 triunfos do Benfica. Na primeira volta do campeonato, as águias dizimaram os dragões com um triunfo por 4-1.

Os dados estão lançados, venha daí um grande jogo, o clássico dos clássicos!

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Na Primeira Liga, o FC Porto marca em casa há 20 jogos consecutivos.
  2. O FC Porto marcou em todos os jogos realizados em casa nesta edição da Liga.
  3. Com 21 golos sofridos, o FC Porto tem a melhor defesa desta edição do campeonato português.
  4. O FC Porto ainda não perdeu em casa nesta edição do campeonato, sendo a única equipa com esse estatuto na prova.
  5. O Benfica venceu os quatro últimos jogos realizados fora de casa na Liga.
  6. Nos últimos dez jogos realizados na Primeira Liga, o Benfica venceu nove.
  7. O Benfica soma oito vitórias consecutivas na Liga Portugal.
  8. O Benfica marcou três golos em cada um dos cinco últimos jogos realizados no campeonato.
  9. O FC Porto venceu três das últimas quatro receções ao Benfica.
  10. O Benfica só venceu uma das últimas seis deslocações ao Estádio do Dragão: 0-1 em 2022/23.

JOGADORES A TER EM CONTA

Fábio Vieira – O criativo português é um médio elegante, com uma qualidade técnica acima da média e uma visão de jogo que lhe permite descobrir espaços onde mais ninguém os vê. Tem um pé esquerdo delicado, quase de relojoeiro, capaz de desenhar passes teleguiados e remates colocados. A sua criatividade dá cor ao jogo e torna-o imprevisível, sendo muitas vezes o elo entre a construção e a finalização, pelo que, num jogo deste calibre, poderá ser um dos “abre-latas” da formação azul e branca, até pela forma em crescendo que tem vindo a demonstrar desde a chegada de Martín Anselmi. Esta época, em 32 jogos, leva cinco golos e quatro assistências, sendo que já sabe o que é marcar ao Benfica, uma vez que o fez na vitória do FC Porto, por 3-1, em 2021/22.

Ángel Di María – O extremo argentino é, por sua vez, sinónimo de classe e experiência. Com uma carreira recheada de grandes momentos, continua a desequilibrar com a mesma facilidade de sempre. Não tão veloz como já foi, é, agora, mais incisivo e tem um drible curto que desarma qualquer defesa. Mas é sobretudo nos grandes palcos que se agiganta, principalmente contra os dragões, contra quem, na primeira volta, bisou. No fundo, a sua frieza, qualidade técnica e inteligência tornam-no decisivo, um verdadeiro mágico que faz do futebol arte e que será, certamente, uma dor de cabeça para a defesa portista. De recordar que, esta temporada, já leva 15 golos marcados e sete assistências realizadas.

XI´s PROVÁVEIS

FC Porto: Diogo Costa; João Mário; Nehuén Pérez; Stephen Eustáquio; Iván Marcano; Francisco Moura; Alan Varela; Fábio Vieira; Rodrigo Mora; Pepê; Samu Aghehowa

Treinador: Martín Anselmi

«Somos uns privilegiados por representarmos o FC Porto, por amanhã podermos defender estas cores num jogo de esta importância. No final das contas, o Benfica não pode perder a liderança no Dragão. E nós sabemos a importância disto e que temos de ir em busca dos três pontos».

Benfica: Anatoliy Trubin; Tomás Araújo; António Silva; Nicolás Otamendi; Álvaro Carreras; Fredrik Aursnes; Florentino Luís; Ángel Di María; Orkun Kokçu; Kerem Akturkoglu; Vangelis Pavlidis

Treinador: Bruno Lage

«Prevejo que seja quentinho, como todos os outros. Ambas as equipas gostam de jogar rápido, de pressionar, estão forte a atacar a profundidade e nas transições ofensivas. Prevejo um jogo muito tático, mas não amarrado».

PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 3-2 SL Benfica