O tão aguardado debut do campeão da NASCAR Cup Series por duas vezes, Kyle Busch, nos 2025 Chili Bowl Nationals tem sido tudo menos suave. A estrela de 38 anos, saindo da sua zona de conforto e entrando no mundo das corridas de midget, enfrentou uma curva de aprendizagem acentuada, levando-o à F-Main—uma posição humilhante para um dos melhores da NASCAR.
De realeza da NASCAR a novato nas pistas de terra
Busch entrou no Chili Bowl em Tulsa com otimismo, impulsionado por uma vitória em 2024 no Millbridge Speedway e pelo triunfo do seu filho Brexton no Tulsa Shootout. No entanto, a sua falta de experiência nas corridas de midget e nas dinâmicas das pistas de terra tem sido evidentemente notória, provando que mesmo lendas das corridas não estão imunes aos desafios de novas disciplinas.
Começando forte nas suas corridas de qualificação, Busch rapidamente deslizou na classificação, terminando uma dececionante 7ª posição na B-Main. A sua colocação atual na F-Main sublinha o quão exigentes podem ser as infames curvas apertadas e as condições de pista em constante mudança do Chili Bowl.
Busch fala abertamente: “A experiência é tudo”
Refletindo sobre a sua performance, Busch reconheceu os desafios. “Quando a pista tinha alguma aderência mais cedo, tínhamos uma velocidade bastante boa—isso sentiu-se bem. Mas nas últimas corridas, simplesmente havia demasiada derrapagem, não havia aderência suficiente. Temos que conseguir agarrar aquela curva, e simplesmente não estávamos a conseguir,” explicou ele numa entrevista ao Frontstretch.
Busch admitiu que a sua experiência limitada com carros midget tem sido um obstáculo significativo. “É preciso ter voltas nestes carros, repetições nestas pistas, e embater algumas vezes contra o passeio para entender o que isso faz e como funciona,” disse ele. Embora tivesse testado o carro antes do evento, a ausência de passeios durante essas sessões deixou-o despreparado para os desafios únicos de correr em Tulsa.
Uma lição de humildade: Busch sobre os infames passeios do Chili Bowl
As dificuldades de Busch destacam a notória curva de aprendizagem do Chili Bowl. Ele explicou como os passeios crescentes ao longo da semana se tornaram o seu maior obstáculo. “O aparecimento dos passeios foi o que me desorientou. É um desafio completamente diferente enfrentar isso num carro midget,” disse Busch à FloRacing. Apesar do contratempo, Busch mantém-se otimista em relação a novas aventuras de corrida em 2025, desde que o seu filho Brexton faça parte da jornada.
Brexton Busch: O próximo capítulo na legado Busch
O foco de Busch não está apenas na sua própria carreira, mas também em nutrir a jornada de corrida em ascensão de Brexton. “Brexton corre muito em micro corridas e sprints júnior, por isso provavelmente faremos mais disso do que corridas midget,” disse Busch. Para o mais velho Busch, competir ao lado do seu filho tornou-se uma prioridade, misturando o seu espírito competitivo com o orgulho paternal.
Por que a estreia de Busch no Chili Bowl é importante
Embora terminar na F-Main possa não corresponder ao padrão habitual de sucesso de Busch, a sua disposição para entrar em território desconhecido destaca a sua paixão pelo desporto motorizado. A sua jornada no Chili Bowl serve como um lembrete de que até os campeões experientes podem abraçar desafios, aprender e crescer em ambientes desconhecidos. A aventura de Busch nas corridas de terra também gerou conversas sobre a ligação entre a NASCAR e as corridas de base, inspirando outros a diversificar os seus portfólios de corridas.
O que vem a seguir para Kyle Busch?
Apesar dos obstáculos, o foco de Busch continua a ser o mesmo: recuperar a sua dominância na NASCAR. “O objetivo é voltar ao meu Chevrolet #8 da Richard Childress Racing e ver a bandeira quadriculada,” enfatizou.
Quer Busch avance ou não mais no Chili Bowl, a sua participação já adicionou outro capítulo fascinante à sua ilustre carreira. A incursão da lenda da NASCAR no mundo da terra prova que os campeões não são definidos apenas pelas vitórias—são também definidos pela sua resiliência e disposição para correr riscos.