Álex Márquez foi o mais rápido na primeira sessão de treinos livres em Jerez, onde, este fim de semana, se realiza o GP de Espanha, quinta etapa do Mundial de MotoGP. Ainda sem o português Miguel Oliveira (Pramac Yamaha) a recuperar de lesão e sem Jorge Martín, o campeão do Mundo que regressa amanhã a Espanha num voo médico depois de ter estado internado no Qatar, na sequência do acidente no último GP que o deixou com um colapso do pulmão e 11 fraturas nas costelas.

Dentro de pista, foi o piloto da Gresini o mais rápido, mesmo depois de uma queda, e deixou . Marc Márquez, com problemas na Ducati, em segundo, ainda assim bem à frente do companheiro Francesco Bagnaia.

A discussão da pole está agendada para mais logo, mas no paddock há uma enorme expetativa e até algumas conversas divertidas para ver se Marc Márquez vai continuar a dominar e conquistar a quinta pole, o que, a acontecer, lhe pode valer um prémio de sonho para qualquer um. Exceto para o espanhol, provavelmente.

Já está em Jerez um prémio para o piloto que domina o campeonato das pole: um BMW. Só que este é especial, é BMW M4 CS Edition VR46, uma uma edição limitada com 46 exemplares apenas, uma versão especial para celebrar os 46 anos de Valentino Rossi, o inimigo preferido de Marc Márquez.

O carro custa 172 mil euros, existe em dois tons de azul, mas todos eles com o número 46, imagem de marca de Il Dottore, por todo o lado: na grelha frontal, nas jantes, no tejadilho, nos bancos. O volante apresenta costuras contrastantes amarelas e a consola central tem uma placa de identificação ‘1/46’, sublinhando a exclusividade de cada exemplar.

Acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e atinge os 200 km/h em 11,1 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 302 km/h.

A compra de um BMW M4 CS Edition VR46 também inclui uma experiência única: um encontro pessoal com Valentino Rossi na sua casa, o VR46 Motor Ranch em Tavullia (ITA), e aulas de condução com o BMW M no circuito de Misano (ITA).

Não se sabe se esta parte está incluída no prémio, mas no pit lane há muitos sorrisos divertidos com a ironia.