A Confederação Africana de Futebol anunciou, esta quinta-feira, os 10 nomeados para suceder a Walid Regragui como o melhor treinador do ano, sendo que constam dois portugueses na lista: Pedro Gonçalves e José Gomes.

A Angola, de Pedro Gonçalves, também eleita como uma das 10 melhores seleções africanas de 2024 - assim como Moçambique -, já garantiu lugar no CAN 2025 e conta com um registo impressionante, já que é o país com mais vitórias do mundo este ano, com 12 em 16 jogos.

Já o Zamalek, orientado por José Gomes, venceu a Supertaça do Egito, de África e a Taça das Confederações Africana, tendo terminado ainda no terceiro lugar do campeonato e tendo sido finalista da Taça egípcia, o que valeu a nomeação para um dos melhores dez clubes africanos do ano. O Es Tunis, ex-equipa de Miguel Cardoso, também está presente na lista.

Por fim, destaque ainda para Mbemba, ex-FC Porto, que apesar dos muitos problemas a nível de clube, no Marselha, está entre os 10 eleitos para futebolista africano do ano, assim como Tapsoba, ex-Vitória de Guimarães.