Começou, esta sexta-feira, a 3.ª edição do Ética Summit, evento cem por cento digital do qual A BOLA é parceira. Com 4000 inscrições, o evento não podia ter começado de melhor forma e, logo para abrir, contou com a apresentação do livro, em formato e-book, Questões em aberto sobre Ética Desportiva na visão da saúde, de Luís Horta, responsável pela coordenação científica do mesmo.

A partir das 17 horas, foi transmitido no canal de Youtube oficial do Panathlon Clube de Lisboa, a organizadora do evento, a apresentação do livro. Luís Horta, acompanhado de Mário Almeida, presidente do Panathlon Clube de Lisboa, falaram sobre o processo de escrita do Questões em aberto sobre Ética Desportiva na visão da saúde, numa sessão que foi aberta pelo coronel Nuno Santa Clara Gomes, anfitrião do centro de operações do Ética Summit.

O livro, como mencionado, contou com a coordenação científica de Luís Horta e com a participação de autores como Marco Aurélio Klein, Ana Rente e Beatriz Martins, Humberto Lima Évora, Monica Sousa e Rogério Friedman. Por ser um livro relacionado com questões da ética, integridade e dos valores do desporto, o Panathlon Clube de Lisboa, em parceria com a Quântica Editora, editora deste livro, promoveram o lançamento do mesmo na 3.ª edição do Ética Summit para reforçar a importância dos temas abordados ao longo do evento.

Após o lançamento do e-book, o evento prosseguiu com uma mesa redonda com a temática 'o desporto para o desenvolvimento e a paz'. Nesta conferência, foi possível testemunhar as partilhas de projetos que têm tido impacto na erradicação da violência. Exemplo disso foi a apresentação do programa Sports for Life, que está a ser desenvolvido em Cabo Verde e foi apresentado pelo interveniente do próprio país, ou até o Luta Pela Paz, uma instituição sem fins lucrativos fundada no conjunto de favelas da Maré, no Rio de Janeiro.

Pode assistir no 7 de setembro, a partir das 10h30:

- Igualdade de género (10:30 até 12 horas)

- Valores do Desporto (13 até 14 horas)

- Literacia na Ética Desportiva (14 até 15 horas)

- Modelos pedagógicos e finalidades em educação; Guardiões de crianças e jovens no desporto (15:15 até 16:15 horas)

- A inteligência artificial no Desporto (17:15 até 18:15 horas)

- O uso da IA no treino; na arbitragem; na análise da competição (18:15 até 19:15 horas)

- Árbitro e controlo antidoping: porque não?; O contributo da tecnologia para o doping e para o seu combate (19:30 até 20:30 horas)